Hospital das Clínicas terá mutirão de cirurgias de hérnia, ligadura tubária e vasectomia

nov 29, 2016

cirurgiaO 1º Mutirão Nacional Multi Assistencial da Rede Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) acontecerá em todos os hospitais universitários nesta quarta (30). As ações que serão desenvolvidas pelo Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam) são gerenciadas pela Divisão de Gestão do Cuidado e pela Divisão de Apoio Diagnóstico e Terapêutico.

Serão realizadas, neste dia, cirurgias de hérnia, ligadura tubária e vasectomia. Esses tipos de cirurgia foram escolhidos tanto pela demanda reprimida, quanto por não necessitar internação pós-procedimento. No caso das ligaduras e vasectomia, os procedimentos fazem parte da ação educacional desenvolvida pelos profissionais do Hucam dentro do programa Planejamento Familiar.

No caso das cirurgias de hérnia, a previsão é a de que oito para tratamento tipo umbilical sejam feitas pela manhã. A hérnia umbilical é uma protuberância anormal que pode ser vista ou sentida na região do umbigo. Esse tipo de hérnia se desenvolve quando uma porção do revestimento do abdômen, de parte do intestino e/ou fluido do abdômen se acumula através do músculo da parede abdominal. Neste caso, não é necessária internação após a cirurgia.  As demais cirurgias de hérnia serão feitas na parte da tarde, e os pacientes deverão ficar internados até o dia seguinte.

Retaguarda

Toda a retaguarda, como leitos, medicamentos e recursos humanos, está sendo montada para este dia de mutirão, para que tudo saia como o esperado. Na quarta-feira (30) são realizadas cirurgias de várias especialidades dentre as quais a cirurgia cardíaca. “Assim, para não atrapalhar o fluxo dessas cirurgias, a opção foi fazer 16 hernioplastias no Centro Cirúrgico, 14 ligaduras tubárias no Centro Obstétrico e 30 vasectomias no ambulatório (casa 03). Trabalharemos com 03 salas no Centro Cirúrgico, 02 no Centro Obstétrico e 02 salas de pequenas cirurgias no ambulatório”, destacou o superintendente do Hucam, Luiz Alberto Sobral.

O Hucam também estará realizando, ainda dentro do mutirão, 30 exames de Mapeamento de Retina, pelo ambulatório de oftalmologia. Pelo ambulatório de reumatologia, em seu centro de infusão, serão feitas 18 aplicações de imunobiológicos, 04 pulsoterapias com solumedrol; e ainda, 10 exames de fluxo salivar, 10 testes de Schirmer, 10 biópsias de glândula salivar, 12 consultas de enfermagem pré-infusão, 30 consultas médicas de lúpus, 34 atendimentos de reabilitação (fisioterapeutas e educador físico) e 06 consultas de psicoterapia.

O superintendente do Hucam explica que a instituição escolheu essas especialidades para diminuir as filas de espera. Ele destaca que há uma demanda reprimida para hernioplastias das mais variadas formas que está em cerca 250 pacientes. Para ligadura de trompas são 100, vasectomia outros 50 e mais 300 pacientes para mapeamento de retina. Na reumatologia são 28 biópsias de glândula salivar, 50 fluxos salivares, 50 testes de Schirmer e 22 novos pacientes para infusão de imunobiológicos. “Nosso objetivo para todas as ações é reduzir a fila de espera”, explicou Sobral.

Uma equipe de médicos e enfermeiros estará totalmente empenhada para o sucesso dos procedimentos. O superintendente Luiz Sobral, os chefes das divisões de Gestão do Cuidado e de Apoio Diagnóstico e Terapêutico, respectivamente Leia Brotto e Fernando Bermudes, os médicos Sergio Hatab, Neide Tosato, José Alberto Correa, Alexandre Pinheiro e Valéria Valim. E os enfermeiros responsáveis técnicos Márcia Valéria de Almeida, Edgar Lisboa e Kássia Castro. A enfermeira Lídice Peruch Fundão, chefe da Unidade de Cirurgia, Recuperação Pós-Anestésica e Centro de Material Esterilizado ficará com a responsabilidade de passar as informações para a sede, em tempo real.