Home Notícias do Dia Hospital Infantil de Vitória ganha novos leitos
Hospital Infantil de Vitória ganha novos leitos

Hospital Infantil de Vitória ganha novos leitos

0
0

O Hospital Infantil de Vitória tem 26 novos leitos (10 UTI e 16 semi-intensivos), no novo espaço da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (Utip). Agora o hospital tem 41 leitos para atendimento de crianças.

Os novos leitos entregues nesta segunda (11) compõem a Unidade de Terapia Intensiva (Utip) localizada no segundo piso do prédio do Hospital da Polícia Militar (HPM), em Bento Ferreira, onde já funciona o Pronto-Socorro Dra. Milena Gottardi do Hospital Infantil de Vitória, com 105 leitos.

A ampliação do serviço foi possível porque a Utip foi transferida para um espaço ao lado de onde ela funcionava. A obra, que custou R$ 272.500,00 durou seis meses e foi realizada por meio de parceria com a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), sem custo.

A obra foi realizada por um grupo de dez detentos que cumprem pena em regime semiaberto em presídios do Espírito Santo. Conforme prevê a Lei de Execução Penal, os detentos que trabalham são beneficiados com a remição da pena. Desta forma, a cada três dias de trabalho, um dia é abatido da pena a ser cumprida.

Assim como os demais leitos intensivos e semi-intensivos que já funcionavam na unidade do Hospital Estadual Infantil em Santa Lúcia e na unidade de Bento Ferreira, os novos leitos serão regulados pela Central de Regulação de Internação da Sesa, podendo atender pacientes de todo o Estado.

Oncologia

No espaço onde até então funcionou a Utip, funcionará, em breve, a sala de quimioterapia da Unidade de Tratamento de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), com 14 leitos de hospital dia, que hoje funciona em Santa Lúcia, com 10 leitos.

Bem próximo dali, no mesmo piso, está sendo concluída a obra da enfermaria para pacientes da Oncologia, que será transferida também de Santa Lúcia para Bento Ferreira. Hoje, a enfermaria dispõe de 19 leitos e, no novo espaço, terá mais sete, totalizando 26 leitos. Já o serviço ambulatorial e de diagnóstico da Oncologia funcionará no andar térreo do prédio.

A transferência de toda a Unidade de Tratamento de Alta Complexidade em Oncologia de Santa Lúcia para Bento Ferreira vai possibilitar aumentar a oferta de atendimentos oncológicos, além de tornar o ambiente mais funcional e acolhedor para pacientes e profissionais.

Ampliação

Com a transferência do pronto-socorro do Hospital Estadual Infantil de Vitória para Bento Ferreira, serão realizadas obras de melhoria e ampliação na unidade em Santa Lúcia.

Serão abertos 14 novos leitos de UTI pediátrica, totalizando 20 leitos; 12 leitos semi-intensivos; uma unidade de pneumologia, com mais cinco leitos, totalizando 17 leitos e uma sala de endoscopia pediátrica, além da abertura de consultórios e salas de pequenos procedimentos para aqueles pacientes que não precisam de internação.

E, com a transferência dos 19 leitos de enfermaria do setor de oncologia para a área do Hospital da Polícia Militar, no espaço, serão abertos 19 leitos clínicos de pediatria.

Himaba

Outra intervenção realizada para melhoria no atendimento pediátrico foi a abertura do pronto-socorro do Hospital Estadual Infantil e Maternidade de Vila Velha (Himaba). Desde outubro, quando o Himaba funciona com um novo modelo de gestão, administrado pela Organização Social Instituto de Gestão e Humanização (IGH), inúmeras melhorias foram realizadas na unidade.

O pronto-socorro agora funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana; houve aumento de 40% nos atendimentos de urgência e emergência, 13% nas internações, 31% nas consultas e 26% nos exames e aumento de 46 leitos, sendo 10 de saúde mental infanto-juvenil, serviço que o SUS não ofertava.