Home Notícias do Dia Hospital São Lucas vai para a praça incentivar doação de sangue
Hospital São Lucas vai para a praça incentivar doação de sangue
0

Hospital São Lucas vai para a praça incentivar doação de sangue

0

Para chamar a atenção da população sobre a importância de doar sangue, profissionais do Hospital Estadual São Lucas, em Vitória, vão distribuir folhetos educativos, conversar com as pessoas e tirar dúvidas sobre o assunto nesta sexta (08), das 8 às 10 horas, na Praça Costa Pereira, no bairro Centro.

“Nossa ideia é reforçar para a comunidade que a doação de sangue é uma atitude de solidariedade e que, com a doação é possível ajudar pessoas, inclusive salvando a vida delas”, afirmou a presidente da Comissão de Humanização do hospital, Sara Eler Nepumoceno.

A ação é integrada e envolve os setores de Sustentabilidade, Agência Transfusional e Comissão de Humanização do hospital. Durante o ano, o Hospital Estadual São Lucas promove diversos projetos para estimular a doação de sangue. Um deles acontece durante as reuniões de acolhimento, que envolve a sensibilização de pacientes internados e seus acompanhantes.

O diretor-geral, Paulo Santos, afirmou que a atividade faz parte da responsabilidade social do hospital e a proposta é sensibilizar as pessoas sobre a importância de ser um doador de sangue. “O Hospital São Lucas é referência em trauma no Estado do Espírito Santo. Todos os dias precisamos de bolsa sangue para atender pessoas que vão passar por cirurgias de emergência ou eletivas”, disse Paulo. “Dezembro é marcado por comemorações e é justamente neste período que é imprescindível manter o estoque de bolsas de sangue abastecido”, acrescentou o diretor-geral.

Quem pode doar

Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que a primeira doação deve ser feita obrigatoriamente até os 60 anos. Menores de 18 anos só podem doar com a autorização de um responsável legal. Vale lembrar que os doadores frequentes não podem deixar de obedecer ao intervalo mínimo entre uma doação e outra, que deve ser de dois meses para homens e de três meses para mulheres.

O interessado em doar sangue deve ir até uma unidade do Hemoes, apresentar um documento oficial com foto e responder a um questionário. Em seguida, passará por uma triagem para avaliar sua condição de saúde e verificar se está apto para doar sangue. Caso o voluntário tenha almoçado, é necessário aguardar três horas após a refeição para fazer a doação.

Locais para doação de sangue:

– Hemocentro do Estado do Espírito Santo (Hemoes)

Tel. 3636-7900/7920/7921- Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe, Vitória. Funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 19h, com cadastro de doadores até 18h.

                 – Unidade de Coleta a Distância da Serra

                  Tel. 3218-9429/ 3218-9242. Avenida Eudes Scherrer Souza, s/nº (anexo ao Hospital Estadual Dório Silva). Funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 16h.

 – Hemocentro de Linhares

Tel. (27) 3264-6000/ 3264-6019 – Avenida João Felipe Calmon, 1.305, Centro (ao lado do Hospital Rio Doce). Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, com cadastro até 12h30. Funcionará no próximo sábado, das 7h às 15h.

– Hemocentro Regional de Colatina

Tel. (27) 3717-2800 – Rua Cassiano Castelo, s/n, Centro. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, com cadastro até 12h30. Funcionará no próximo sábado, das 7h às 15h.

– Hemocentro Regional de São Mateus

Tel. (27) 3767-7954 – Rodovia Othovarino Duarte Santos, Km 02, Parque Washington. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, com cadastro até 12h. Funcionará no próximo sábado, das 7h às 15h.