Home Notícias do Dia Identidade: Casa do Cidadão de Vitória distribui senhas a partir de 11 da manhã
Identidade: Casa do Cidadão de Vitória distribui senhas a partir de 11 da manhã

Identidade: Casa do Cidadão de Vitória distribui senhas a partir de 11 da manhã

0
0

A procura pelo serviço de emissão de documentos do Centro Integrado de Cidadania (CIC) – Casa do Cidadão cresce no início do ano. Por isso mesmo, o morador de Vitória deve ficar atento ao novo horário de atendimento do guichê da Polícia Civil que está instalado na Casa do Cidadão, em Itararé, e é responsável pela emissão da Carteira de Identidade.

A distribuição de senhas é realizada de segunda a sexta-feira, por ordem de chegada, sempre a partir das 11 horas, para atendimento das 12 às 17 horas. Todos os dias, são distribuídas 80 senhas para atendimento.

“Muitas pessoas estavam comparecendo à Casa do Cidadão pela manhã bem cedo e aguardando muito tempo para pegar a senha, que somente é distribuída a partir das 11 horas. Mas não é necessário esperar tanto, uma vez que o órgão estará aberto apenas a partir do meio-dia”, explicou o subsecretário de Promoção da Cidadania e Prevenção à Violência da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos de Vitória (Semcid), Paulo dos Santos Barbosa.

A orientação é que o cidadão de Vitória compareça ao local munido de todos os documentos exigidos. A Casa do Cidadão fica na avenida Maruípe, nº 2.544, em Itararé, e funciona de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas. Confira abaixo os documentos necessários para a solicitação de documentos como Carteira de Identidade e CPF.

Carteira de Identidade

Solicitação de 1ª via:

Certidão de Nascimento ou de Casamento (original ou cópia autenticada);

Uma foto 3×4 recente (com fundo branco);

Comprovante de residência (conta água, luz ou telefone).

Solicitação de 2ª via:

Certidão de Nascimento ou de Casamento (original ou cópia autenticada);

Uma foto 3×4 recente (com fundo branco);

Comprovante de residência (conta água, luz ou telefone);

Pagamento da taxa DUA, no valor de R$ 42,86;

Em caso de perda ou roubo, precisa do Boletim de Ocorrência (BO).

A isenção do pagamento de taxa é garantida pela lei 5.181/93 a quem está desempregado ou tem vencimentos de até três salários mínimos. Para requerê-la, deve-se apresentar a Carteira de Trabalho ou o contracheque. De acordo com a lei estadual 9.795/2012, quem foi furtado ou roubado também terá a isenção da taxa desde que apresente o Boletim de Ocorrência.

CPF

O cidadão pode solicitar a 1ª via, regularização e alteração de dados cadastrais do CPF. Para isso, são necessários os seguintes documentos:

Título Eleitoral;

Carteira de Identidade (para maiores de idade);

Certidão de Nascimento (para menores de idade);

Comprovante de residência;

Pagamento de uma taxa de R$ 7,00.

Carteira de Trabalho

O serviço de emissão de carteira de trabalho (CTPS) da Casa do Cidadão continua suspenso. O problema atinge todo País e deve-se à modernização do novo sistema implantado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Quem precisar solicitar o documento deve procurar a agência regional do Ministério do Trabalho e Emprego (3232-3847), no Parque Moscoso. Os atendimentos estão sendo feitos mediante agendamento no site saa.mte.gov.br.