(27) 988820559 gvnewstv@gmail.com

Iluminação pública de Vila Velha será modernizada

mar 3, 2018

A prefeitura de Vila Velha solicitou apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para modernizar a rede de iluminação pública da cidade.

Inicialmente, o BNDES desenvolverá os estudos e proporá o modelo do sistema de iluminação a ser adotado pelo município. A Prefeitura avaliará o modelo proposto e o apresentará à população em assembleias nas cinco regiões do município, além de realizar uma consulta pública. Só então o município dará início ao processo licitatório para a contratação de uma empresa concessionária, com base na Lei 11.079/2004, que regulamenta as parcerias público-privadas (PPPs).

O projeto de modernização dos 34 mil pontos de iluminação de Vila Velha tem como base a utilização da tecnologia LED (na sigla em inglês para diodo emissor de luz) e nos sistemas de telegestão (gestão à distância) e telemetria (medição dos pontos de iluminação, feita por meio de tecnologia sem fio). A proposta prevê que a melhoria da iluminação pública contemple parques, passeios (calçadas), vias, praças e pontos turísticos localizados em Vila Velha.

“A Prefeitura de Vila Velha tem como objetivos principais fazer com que o sistema de iluminação pública seja efetivamente moderno, com impacto positivo em relação ao meio ambiente e na redução do custo da energia. Os impactos devem ser positivos em relação ao turismo e à segurança pública da cidade. Porto Alegre (Rio Grande do Sul), Teresina (Piauí) e Macapá (Amapá) já estão implantando essa parceria junto ao BNDES. A qualidade da iluminação pública será uniforme em todos os bairros da cidade”, afirmou o secretário municipal de Planejamento e Projetos Estratégicos, Ricardo Ferreira dos Santos.