Home Notícias do Dia Intercâmbio nos EUA: estudantes da rede pública embarcam nesta quinta (21)
Intercâmbio nos EUA: estudantes da rede pública embarcam nesta quinta (21)

Intercâmbio nos EUA: estudantes da rede pública embarcam nesta quinta (21)

0

Com os vistos nas mãos, o primeiro grupo de estudantes do Programa de Intercâmbio Sedu 2015 embarca nesta quinta-feira (21), às 17 horas, para os Estados Unidos. Ansiosos com a viagem, os estudantes dos Centros Estaduais de Idiomas de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Cachoeiro de Itapemirim e Colatina estão arrumando as malas para aproveitar ao máximo essa oportunidade.

Dentre os 100 alunos selecionados para o programa, 10 deles foram contemplados com a bolsa de Intercâmbio Estudantil na modalidade High School para o Estado de Minessota, onde estudarão por um semestre acadêmico em uma escola de ensino médio na cidade de Saint Paul. Os estudos realizados na escola dos Estados Unidos serão aproveitados no histórico escolar do aluno no Brasil.

Para a retirada do visto americano, os estudantes receberam um atendimento muito especial no Consulado Geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro, onde contaram com uma orientação de pré-embarque organizada pelo Consulado e pela Education USA, com informações e dicas culturais muito importantes para a chegada deles nas famílias americanas, na escola e para o melhor aproveitamento do intercâmbio tanto em aspectos acadêmicos como culturais e sociais, comentam Giselle Peres Zucolotto e Rosangela Vargas Davel Pinto, que coordenam o programa na Sedu.

Nesta edição do Programa Intercâmbio Sedu foram ofertadas 100 bolsas, sendo 20 na modalidade High School, 72 na modalidade Curso Intensivo de Inglês e 08 na modalidade Curso Intensivo de Espanhol, com o objetivo de aprimoramento dos estudos em línguas estrangeiras por meio da imersão em outro país e outra cultura.

A próxima turma a embarcar segue viagem para o Canadá no dia 28 de janeiro. Mais um grupo com 10 estudantes viaja para Seaforth, em Ontário, para participar do curso High School por cinco meses. Os demais estudantes que farão o programa na modalidade Curso Intensivo de Línguas embarcam no mês de março deste ano para a Inglaterra, Canadá, Estados Unidos, África do Sul e Argentina.

Programa de Intercâmbio

O Programa de Intercâmbio é uma ação realizada desde 2010, que tem como objetivo possibilitar aos estudantes do Centro Estadual de Idiomas (CEI), que possuem bons resultados no curso, a oportunidade de concorrer a vagas de intercâmbio no exterior e aprimorar as habilidades no idioma estudado. Desde o início, 173 estudantes já participaram do programa.

A maioria dos estudantes que participou do Programa de Intercâmbio já ingressou no ensino superior, outros estão trabalhando como professores e coordenadores de inglês em cursos particulares, atuam como intérpretes em feiras internacionais, em agências de intercâmbio, no aeroporto, entre outras atividades nas quais o inglês e ou espanhol foi imprescindível para ingresso.

Centro Estadual de Idiomas

O Governo do Espírito Santo criou o Centro Estadual de Idiomas (CEI), em 2009, para a oferta de língua estrangeira aos alunos do ensino médio da rede pública estadual com boas notas e frequência escolar. O objetivo é propiciar a oportunidade de aprendizagem do idioma para uso nas diversas situações em que seu conhecimento é necessário.

As atividades começaram com cursos de inglês em seis unidades no Estado – Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Cachoeiro de Itapemirim e Colatina. Em 2012 foi iniciada a oferta de curso de espanhol nas unidades da Grande Vitória. Atualmente, os CEIs atendem 4.260 estudantes do ensino médio da rede pública estadual de ensino.

WhatsApp chat