MAES será reformado

set 20, 2016

 

O governo do estado iniciou as obras de reforma do Museu de Arte do Espírito Santo (MAES). A reforma tem prazo inicial de dez meses de duração. O projeto de reforma propõe ampliar a área expositiva permitindo maior flexibilização do espaço para comportar propostas diversas de exposições, além de criar espaços de convivência que se somem às exposições e ações educativas. O objetivo é otimizar o espaço disponível do museu e de adequá-lo às normas de acessibilidade.

A  reforma prevê a abertura das janelas do museu para a cidade, considerando parte do projeto de implantação do museu, desenvolvido por Paulo Herkenhoff, em 1995. Essa abertura pode tornar visíveis as ações desenvolvidas pelo museu para o público, criando um convite à visitação, buscando a valorização da arquitetura do museu e uma aproximação com os moradores ou freqüentadores do centro de Vitória. O projeto prevê também soluções para portadores de necessidades especiais, como banheiros, elevador e sinalização adequada, além de mobiliário adequado para a guarda do acervo, hoje com aproximadamente 600 obras. A

Ao longo dos 10 meses previstos para a obra civil, o MAES promoverá encontros, oficinas e bate-papos, discutindo a reforma, o museu e a cidade, suas experiências e a continuidade.

“O MAES é um espaço de socialização, reflexão e discussão sobre arte e cultura. Queremos contribuir para o desenvolvimento humano, cultural e crítico, e estabelecer uma relação viva com a sociedade. Entre suas finalidades estão promover o estudo, a produção e a difusão da arte, com ênfase nas expressões locais, em conexão com as manifestações realizadas em nível nacional e internacional”, destacou o secretário de Estado da Cultura, João Gualberto.