Home Notícias do Dia Mais de 180 pessoas realizam teste para detectar hepatite na Sesa
Mais de 180 pessoas realizam teste para detectar hepatite na Sesa

Mais de 180 pessoas realizam teste para detectar hepatite na Sesa

0

Nesta sexta (28), Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, 184 pessoas realizaram o teste rápido para detectar a doença. Os testes foram realizados pela manhã na sede da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), na Enseada do Suá, e durante a tarde, na antiga sede da secretaria, em Bento Ferreira.

Servidores, estagiários e pessoas que passavam por esses locais puderam fazer o teste, cujos resultados ficavam prontos em 15 minutos, totalmente de graça. Também houve busca por informações sobre a hepatite.

No Espírito Santo, a estimativa é que pelo menos 1% da população tenha hepatite C, e que entre 2% a 7% da população já tenha entrado em contato com o vírus da hepatite B.

Em 2016, foram notificados 1.172 casos de hepatites virais no Estado. Este ano, até o dia 22 de junho, foram notificados 433 casos da doença.

A hepatite A é transmitida por meio de água e alimentos contaminados. Os sintomas são dor abdominal, mal-estar, náuseas, vômitos e icterícia (coloração amarelada da pele e dos olhos), podendo evoluir nos cenários mais graves com falência aguda da função do fígado e necessidade de transplante desse órgão.

Já as hepatites B e C, segundo o médico, são doenças silenciosas e podem se manifestar apenas anos depois de serem adquiridas, ou seja, a pessoa tem a doença mas não sabe já que ela não apresenta sintomas.

Os tratamentos para a doença podem ser feitos gratuitamente nos Serviços de Atendimento Especializado de IST, Aids e Hepatites.

WhatsApp chat