Home Espírito Santo Mais de nove toneladas de peixes capturadas por pescadores de Itapuã, em Vila Velha
Mais de nove toneladas de peixes capturadas por pescadores de Itapuã, em Vila Velha

Mais de nove toneladas de peixes capturadas por pescadores de Itapuã, em Vila Velha

0
0

Pescadores artesanais de Vila Velha, que trabalham na região de Itapuã, conseguiram capturar  mais de nove toneladas de peixes das espécies bonito, pescadinha, entre outras, nos últimos dois dias. A comunidade pesqueira, já tradicional no município, festeja a boa comercialização nesses primeiros dias do ano.

De olho no mar até o final de fevereiro, os pescadores lançam as suas redes ao observarem qualquer movimentação e manchas de cardumes na água. Na quinta (9), mais de três toneladas de peixes, a maioria de pescadinha, mas também de manjuba, sarda e atum foram arrastadas para as areias da praia de Itapuã. No dia anterior, foi a vez da captura de seis toneladas da espécie bonito.

“Me surpreendi quando vi o cardume de pescadinha”, revelou a pescadora Luzinete dos Anjos Borges. Para ela, a pescadinha, assim como o bonito, quase não são capturados com redes, a não ser em locais mais profundos”, ponderou. E continuou: “Este ano está muito bom. Hoje, podemos dizer que estamos vivendo da pesca”, comemorou.

Presidente da Colônia de Pesca Z2, Nivaldo Daré conta que a puxada de rede de cerco é tradição em Itapuã. “Nos anos 1970, a pesca era muito abundante no nosso litoral, com muitos cardumes de várias espécies de peixes. Com o passar dos anos, isso foi diminuindo”, contou, ao acrescentar que centenas de famílias têm a pesca como principal atividade para sobrevivência.

“Estamos mantemos um diálogo permanente com a comunidade pesqueira de Itapuã com o objetivo de trabalhar as diretrizes das políticas públicas para essas comunidades tradicionais”, argumentou o coordenador do Conselho de Promoção da Igualdade Racial da Secretaria de Governo de Vila Velha, Evan Halei Novaes dos Santos.

WhatsApp chat