Mil vagas em cursos de qualificação na Grande Vitória

out 6, 2017

O projeto OportunidadES está oferecendo 1.020 vagas em cursos de qualificação para Viana e Vila Velha. Ao todo, são 16 opções de cursos de diferentes áreas disponíveis para cada município. As inscrições vão até o dia 15 de outubro por meio do site.

Nesta edição, as vagas são para cursos presenciais com duração de 40 horas, com opções como Maquiador, Porteiro, Recepcionista, Fotografia, Bolos Artísticos, Preparação de Salgados, Cuidador de Idosos, entre outros. Essa é a terceira vez que o projeto oferta cursos gratuitos a toda população de Viana e Vila Velha.

“De acordo com a Organização Mundial do Trabalho (OIT), a tendência do ano de 2017 é que a parcela de profissionais autônomos no Brasil chegue a 42% do número total de ocupações no mercado. Por isso, estamos levando cursos gratuitos para a população adquirir conhecimento, incentivando a busca pelo empreendedorismo a fim de gerar renda”, destacou o secretário da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), Vandinho Leite.

As vagas são ofertadas pelo OportunidadES, projeto realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secti. O OportunidadES já coleciona histórias de sucesso entre os participantes do projeto. Em apenas cinco meses alcançou a meta estabelecida para o final de 2017 de ofertar mais de 40 mil vagas em cursos presencias e na modalidade on-line. O projeto já ofertou aproximadamente 60 mil vagas nas duas modalidades. A expectativa é de que até dezembro deste ano sejam ofertadas mais 4 mil vagas presenciais.