Mosquitos: Dia D para combate à Dengue em Vitória

dez 6, 2019

A Prefeitura da Capital realiza neste sábado (7), o Dia D de Combate ao Aedes aegypti. A ação contará com visitas em pontos estratégicos (oficinas, borracharias e ferro velho), exposição de maquetes e abordagens. Um dos objetivos da campanha é chamar a atenção da população sobre a importância em manter combate constante aos focos do mosquito.

Equipes de Educação em Saúde da prefeitura estarão no Parque Municipal de Tabuazeiro, das 8 às 13 horas e na Arena Procon São Pedro, das 8 às 21 horas. Serão distribuídos materiais informativos que mostram algumas atitudes que podem prevenir as infestações dos mosquitos e a propagação de doenças.

As ações de reforço contra os mosquitos após o período de chuvas em Vitória continuam até o final de dezembro. Segundo a coordenadora de Vigilância em Saúde de Vitória, Arlete Frank Dutra, essas ações buscam sensibilizar a população sobre a importância de todos combaterem o mosquito.

“Nesse período de chuvas e calor, é preciso unir esforços e intensificar os cuidados com possíveis locais que acumulam água, como vasos de plantas, reservatórios de água e pneus. A dengue pode matar, as dores causadas pela chikungunya podem limitar as atividades e a zika pode afetar bebês ainda no útero materno. Mas todas essas doenças podem ser evitadas por atitudes simples como remover os criadouros do mosquito, eliminando a água parada”, explica Arlete.