Mostra exibe produção audiovisual de realizadores negros

set 8, 2017

Embora o Brasil tenha a segunda maior população negra no mundo fora da África, ainda é muito nítido, infelizmente, que essa parcela dos cidadãos ainda enfrenta uma intensa batalha por representatividade nos diversos âmbitos da sociedade, entre eles a arte.

Com foco na importância de disseminar a memória e a cultura afro-brasileiras, o 24º Festival de Cinema e Vitória vai exibir filmes que abordam questões do povo negro: a Mostra Cinema e Negritude. A sessão acontece no dia 16 de setembro, às 14h, no Teatro Carlos Gomes.

Inaugurada em 2016, esse espaço volta fortalecido à programação deste ano.  Cinco curtas-metragens integram a seleção, que contribui para revelar a força da produção artística e da estética negras, que, com o incansável esforço dos realizadores, têm crescido no país, apesar dos escassos lugares de fala.

A curadoria ficou a cargo do jornalista Leo Vais, da gestora a ativista cultural Charlene Bicalho e da assistente social e professora universitária Maria Helena Elpídio.

“A Mostra Cinema e Negritude surgiu para atender a demanda crescente do trabalho de produtores e realizadores negros, ampliando assim a visibilidade dessas produções e legitimando a produção destes novos cineastas brasileiros”, afirmam os curadores, no texto de apresentação da mostra.

“Esta segunda edição procura evidenciar, a partir de um recorte dessa produção, outras vivências do povo negro como as relações de afeto, as novas oportunidades, a formação e a solidariedade, sem esquecer das questões de racismo e violência, ainda tão presentes no nosso dia a dia”, completam.

O 24º Festival de Cinema de Vitória acontece entre os dias 11 e 16 de setembro  no teatro Carlos Gomes, no Centro de Vitória.