Mostra valoriza produção audiovisual com temática religiosa no Mucane

nov 23, 2016

mucane-filme3A produção audiovisual com base na religião africana e na influência que ela exerce em seus fiéis. Essa é a proposta da mostra “Histórias Tribais”, que acontece entre estas quarta (23) e sexta (25), a partir das 18 horas, no Museu Capixaba do Negro (Mucane), no Centro, com entrada gratuita.

A organização é de Marcelo N. Reis, vencedor do edital de ocupação de premiação do Mucane, lançado em 2015. Ele explica que o projeto surgiu a partir da gravação do filme “Caminhos do Mar” e do interesse que ele percebeu em outros realizadores sobre o tema.

“O projeto ‘Histórias Tribais’ começou a partir de uma discussão de cineastas e realizadores audiovisuais negros, na qual percebemos que existiam poucas e até nenhuma exibição de trabalhos cinematográficos focados na cultura africana de terreiro”, explicou Marcelo.

Serão quatro curtas de quatro estados do Brasil: Caminhos do Mar (Espírito Santo); Malunguinho (Pernambuco); Égun: os mistérios do mar (Minas Gerais); e Oná (Rio de Janeiro). “Todos os curtas são histórias de ficção que têm tema dos orixás africanos como foco. Como existem no Brasil poucos trabalhos com esse foco específico, a ideia é incentivar que sejam feitos mais curtas como esses”.

Filmes

Caminhos do Mar, de Marcelo N. Reis

Um homem é abandonado por sua esposa e passa por dificuldades como pescador. Ele então vai até a imagem de Iemanjá pedir o grande amor da sua vida.

Malunguinho, de Felipe Peres Calheiros

Malunguinho liderou o Quilombo do Catucá no século XIX. Apesar de ter sido morto em 1835, ainda hoje é cultuado pelos praticantes da Jurema Sagrada, religião de matriz indígena com influência africana do Nordeste do País.

Égun, de Helder Quiroga

Animação que busca estabelecer um diálogo entre a linguagem poética e o cinema. O filme conta a história de um pescador na busca por compreender os fatos que levaram à morte de seu pai, abordando a relação entre a condição sociocultural de moradores de uma comunidade litorânea e a tradição espiritual afrobrasileira do Candomblé. Vencedor do Prêmio Grande Otelo de Melhor Curta de Animação na 15ª Edição do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro.

Oná, direção coletiva

Um poeta realiza uma oferenda a Exu, mensageiro entre Orún (céu) e Aye (terra), a fim de libertar os caminhos da sua raça, que até hoje sofre com um preconceito físico e simbólico.

Serviço

Mostra Histórias Tribais

Quando: de 23 a 25 de novembro, quarta a sexta, às 18 horas

Onde: Museu Capixaba do Negro “Veronica da Pas” (Mucane) – Av. República, nº 121 – Centro – Vitória-ES.

Entrada franca