(27) 988820559 gvnewstv@gmail.com

Municípios da GV se unem para fiscalizar andada do caranguejo

jan 16, 2018

O primeiro período de andada do caranguejo-uçá nos mangues da Grande Vitória começa na quinta (18). Para evitar que catadores e comerciantes desrespeitem o período de reprodução dos animais, as prefeituras de Vitória, Vila Velha, Cariacica e Serra vão realizar um trabalho conjunto de fiscalização durante o período que vai até 25 de janeiro,seguindo a portaria 019-R de 2017 do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). Os trabalhos terão a parceria da Polícia Ambiental.

“No dia 18 (quinta-feira), a Gerência de Fiscalização da Semmam e as secretarias de Meio Ambientes das demais prefeituras usarão embarcações para fazer este trajeto: Vitória, foz do rio Aribiri (Vila Velha), canal de Vitória, Ilha das Caieiras, foz do Rio Santa Maria (Cariacica) e Canal dos Escravos (Serra). O objetivo é orientar as pessoas sobre a importância da andada”, destacou o secretário de Meio Ambiente e Serviços Urbanos de Vitória, Luiz Emanuel Zouain.

Para alertar os comerciantes e cidadãos sobre a andada, equipes da Educação Ambiental de Vitória estão orientando os quiosques da Curva da Jurema e Camburi, bares e restaurantes.

Quem for flagrado capturando, comercializando ou consumindo o animal durante a andada será encaminhado para a Delegacia de Crimes Ambientais e sofrerá as penalidades, que podem ser pagamento de multas e até prisão. As denúncias podem ser feitas através do Fala Vitória 156.

Acasalamento

A andada é a época em que o crustáceo faz o acasalamento e a desova, o que o torna uma presa fácil para os catadores. Por isso, é necessário respeitar o tempo de reprodução para que o ecossistema manguezal não seja prejudicado.

A cata, o transporte, o armazenamento e a comercialização do caranguejo-uçá estão proibidos desde esta quinta (18) até o dia 25 de janeiro. Os outros períodos são: de 17 a 24 de fevereiro e de 19 a 26 de março, em todo o Espírito Santo.