Museu do Pescador recebe exposição que resgata tradição da Ilha das Caieiras

jun 11, 2018

Resgatar a memória da Ilha das Caieiras tendo como base o artesanato e a construção de mosaicos. Essa é a proposta da exposição “Mosaicos da Ilha”, da artista Vânia Cáus, que abre para o público no próximo dia 15 (sexta), às 19 horas, no Museu Histórico da Ilha das Caieiras “Manoel dos Passos Lyrio” (Museu do Pescador).

O trabalho é resultado da oficina que a artista realizou no espaço, entre os meses de março e maio, e contou com a participação de 11 alunos. O foco das aulas foi a cultura e a iconografia do local em peças de mosaico de uso utilitário, como jarros e bandejas, além de peças artísticas autorais. “A produção superou minhas expectativas sob os aspectos da criatividade, percepção do tema proposto e esmero nas obras”, disse Vânia Cáus.

A artista ainda destacou que a oficina e os trabalhos que resultaram na exposição resgatam as tradições da Ilha das Caieiras. “O aspecto do reconhecimento dos valores culturais, sobretudo gastronômico, o que as obras produzidas podem revelar, do sujeito em seu meio – o pescador, as desfiadeiras de siri e as crianças – e o potencial e a importância do Museu do Pescador como condutor desses momentos de diálogo”.

O projeto “Mosaicos da Ilha” é um dos trabalhos contemplados no edital de seleção de projeto de ocupação do Museu do Pescador, ano 2017/2018, e realizado com recursos do Fundo Municipal de Cultura (Funcultura).

“A artista Vânia Caus propõe em seu projeto tanto a valorização dessas tradições e memória quanto o desenvolvimento social por meio da oficina de mosaicos, que capacita os alunos a desenvolver trabalhos utilitários incríveis”, afirmou a gerente de Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), Patrícia Bragatto.