Nova iluminação do Convento da Penha melhora acesso de fiéis e turistas

out 14, 2018

A nova iluminação do Convento da Penha deixa o cartão postal capixaba mais charmoso. Com cem novos pontos de luz na estrada principal de acesso ao convento, no campinho e no exterior do santuário, a obra é um marco na história do santuário de 460 anos. A tecnologia adotada foi a de LED, mais eficiente que a anterior e  que favorece a visitação noturna do monumento. O investimento da iluminação monumental do Convento da Penha foi de R$ 2,4 milhões e realizado com recursos da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico/Turismo (Semdec).

Para o guardião do Convento, Frei Paulo Roberto, o santuário está ainda mais belo e seguro para acolher os devotos e visitantes. “Com a nova iluminação, poderemos estender o horário de visitação e ter missa à noite”, disse.

CONVENTO

O Santuário de Nossa Senhora da Penha foi fundado por Frei Pedro Palácios, que chegou em 1558, na Prainha. O monumento foi construído a 154 metros de altitude em um monte coberto pela Mata Atlântica e foi tombado como patrimônio histórico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1943.

O santuário contempla a trajetória histórica e evangelizadora dos religiosos e, também, a devoção a Nossa Senhora da Penha, padroeira do Estado do Espirito Santo, que ultrapassa as barreiras do Estado. Milhares de romeiros e devotos chegam ao santuário para visitá-lo todos os anos.

Anualmente, o convento recebe 3 milhões de visitantes e abrange uma área de mais de 632 mil m2. O seu interior abriga séculos e séculos de história, de fé, de devoção e coragem. Ele é considerado o maior atrativo turístico e religioso do Estado do Espírito Santo e o mais antigo convento mariano do Brasil.