(27) 988820559 gvnewstv@gmail.com

Nova Orla de Vila Velha: obras de onze novos quiosques já começaram em Itaparica

abr 24, 2020

Dos 20 novos quiosques previstos para as orlas de Itaparica e Itapuã, 13 foram licitados e onze já iniciaram as obras, que são de responsabilidade de seus concessionários.

As obras têm previsão de serem entregues no mês de agosto. Os empreendimentos seguem o mesmo padrão de arquitetura e estão sendo construídos atendendo às diretrizes definidas junto ao Ministério Público Federal (MPF), Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA), Superintendência de Patrimônio da União (SPU) e Justiça Federal, que aprovaram o projeto Executivo, elaborado pela empresa gerenciadora de projetos contratada pela Prefeitura, Dan Engenharia.

Os novos quiosques terão 130m² com espaço para um conjunto de 11 mesas com cadeiras em uma área coberta. E vão contar ainda com um banheiro masculino, outro feminino e um para pessoas com necessidades especiais, além de cozinha e depósito.

As obras seguem um cronograma de responsabilidade dos concessionários, comentou o secretário municipal de Obras, Luiz Otávio Machado de Carvalho.

“As obras são de responsabilidade do concessionário e cabe ao município a fiscalização, que vem sendo exercida normalmente. Ela vêm seguindo todas as orientações que foram previstas no edital de licitação e no projeto básico, inclusive o posicionamento dos tapumes, que muitas das vezes tem que avançar um pouco mais do que a área real de edificação para permitir a execução das obras e garantir a segurança dos funcionários e dos munícipes que transitam pelo calçadão”, esclarece o secretário.

A licitação dos sete outros quiosques remanescentes está em fase de preparação e elaboração, afirmou o secretário municipal de Administração, Rafael Gumiero. “A nova licitação será realizada seguindo os mesmos parâmetros da primeira”, ressaltou.

Ele comentou ainda sobre o valor do investimento para a realização da obra. “O valor da obra é destinado ao privado. Foi uma concessão de 20 anos prorrogável por mais 20 anos. O custo da obra é do concessionário e deve ficar em torno de 200 a 250 mil reais”, pontuou.

Com os novos quiosques, a orla de Itaparica estará ainda mais bonita e com melhores serviços para atender aos moradores e turistas, pontuou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec), André Almeida. “Os quiosqueiros passaram por capacitação sobre atendimento ao turista e contribuição para a melhor experiência dos visitantes na cidade”.