Home Notícias do Dia Viana: núcleo da UFES vai restaurar imagem de Nossa Sra. da Ajuda
Viana: núcleo da UFES vai restaurar imagem de Nossa Sra. da Ajuda

Viana: núcleo da UFES vai restaurar imagem de Nossa Sra. da Ajuda

0

 

O Núcleo de Conservação e Restauração da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) será o responsável pela restauração do conjunto arquitetônico da imagem de Nossa Senhora da Ajuda, que fica na Igreja que leva o nome da santa, em Araçatiba.

“À princípio, era somente a imagem de Nossa Senhora da Ajuda, porém, com a visita, verificamos a necessidade de abranger o retábulo (estrutura ornamental de madeira que se eleva na parte posterior do altar) e as imagens de madeira”, disse a coordenadora do Núcleo, Raquel Ramos Pimentel.  “Após catalogar as peças, enviaremos o projeto para o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)”, acrescenta. Após o desenvolvimento do projeto, caberá ao IPHAN assegurar recursos para inicio da restauração das peças.

O coordenador da comunidade, Júlio Palassi, disse que a valorização cultural de Araçatiba é uma busca contínua dos moradores. “A igreja é um patrimônio histórico, e a cada dia atrai mais turista e esse projeto é fundamental para a preservação dos bens culturais, não só da igreja, mas de todo o entorno”, explica.

“A Prefeitura tem como objetivo maior fazer de Araçatiba um pólo turístico do município, Estado e Brasil. O projeto que a administração vem desenvolvendo agrega valor imenso pela valorização do patrimônio histórico“, é o que destaca o secretário de Desenvolvimento Sustentável, Henrique Casamata.

WhatsApp chat