Núcleo de Excelência em Piano da Fames se apresenta no Theatro Carlos Gomes nesta quinta (09)

jul 8, 2015

Fernando Vago Santana

Amanhã, quinta-feira (09), o Núcleo de Excelência Pianística da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) realizará um concerto às 20 horas, no Theatro Carlos Gomes. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do teatro nos valores de R$ 2,00 (inteira), e R$ 1,00 (meia).

Para compor o repertório da noite, obras de Frédéric Chopin, Maurice Ravel, Ludwig van Beethoven e Robert Schumann. No palco, os pianistas Warlem Fernandes, Fabrício Moreira, Willian Lizardo, Gleise Montemagni e Fernando Vago Santana.

Em sua história, a Fames sempre teve tradição na formação de grandes pianistas que, em sua trajetória, representam a instituição dentro e fora do país.

O Núcleo de Excelência Pianística é comandado pelo renomado pianista Miguel Proença e foi criado com o propósito de expandir a capacidade acadêmica dos alunos, elevar ainda mais a qualidade do ensino do piano na instituição e aumentar a competitividade no mercado de trabalho.

Miguel Proença é reconhecido como um dos mais notórios pianistas brasileiros, tendo formado pianistas que atuam dentro e fora do cenário musical nacional, conquistando prêmios e posições de trabalho. Sua expertise, tanto como no trabalho com os alunos e na reciclagem dos professores, é um acréscimo valoroso e necessário para o desenvolvimento exponencial do Núcleo de Excelência Pianística da Fames, e de sua reputação como um todo.

Conheça os pianistas:

Warlem Fernandes
Iniciou seus estudos no piano aos 14 anos com a professora Marilda Louzada. Aos 18 anos ingressou na Fames na classe da professora Janne Gonçalves. Atualmente é aluno da professora Paula Galama, cursando o quinto ano do Curso de Formação Musical (CFM). Paralelamente, é aluno do 7º período do Curso de Licenciatura em Música da Fames. Em 2014 tornou-se integrante do Núcleo de Excelência Pianística da Fames.

Fabrício Moreira
Iniciou seus estudos de piano em 1989 com a professora Geísa Schaydegger. Teve como professores Beatriz Abaurre, Sergio Tavares, Lia Leal, Ernesto Silva e Heloísa Schaydegger. Pianista, organista e camerista atuou como professor em diversos centros de ensino musical. De 1996 a 2000 foi pianista do quarteto vocal Jaspe. Em 2005 foi professor de música na Igreja do Nazareno de Póvoa de Santa Iria (Portugal) e acompanhou alunos do professor João Costa Campos, na Associação Cultural Primo Canto em Lisboa (Portugal). De 2006 a 2010 estudou piano no Vienna Konservatorium (Áustria) com a professora Blazenka Arnic Lemez e música de câmara com Lazslo Gereb. Em Viena, gravou com o barítono Wilhelm Pfeifer o CD Klassischen Baladen, com canções de diversos compositores clássicos e românticos. Ainda em Viena, apresentou-se na Yamaha Hall, Kaiser Saal e no Palacio Augarten. Desde 2011 é professor-acompanhador da Fames e professor do Laboratório de Idiomas Alemão.

Willian Lizardo
Bacharelado em Música com habilitação em Piano pela Faculdade de Música do Espírito Santo. Foi orientado pelos professores Ernesto Santos, Janne Gonçalves, Celia Ottoni e Luis Senise. Atualmente é pianista da Fames além de participar de projetos de música de câmara junto ao Selten Trio e artes cênicas com a companhia Teatro Urgente e Ópera Prima. Se concentra atualmente na gravação das Sonatas para piano e na estréia do Trio n.2 do compositor capixaba Marcelo Rauta.

Gleise Montemagni
É professora de piano na Fames, no curso de formação musical e bacharelado. Natural de São Paulo, estudou com o pianista Gilberto Tinetti na Universidade de São Paulo (USP), onde concluiu o bacharelado em piano em 1995, e é mestre em educação musical pela Jacobs School of Music, Indiana University/Bloomington, EUA.

Fernando Vago Santana
Bacharel em Piano pela Fames (2011), em Direito pela Ufes (2012) e Mestre em Piano pela University of Kentucky-EUA (2014). Vencedor de importantes concursos como Jovem Destaque (Rio de Janeiro, 2009), Edna Bassetti Habith (Curitiba, 2010), Souza Lima (São Paulo, 2011), Arnaldo Estrella (Juiz de Fora, 2014) e premiado na Young Artists Competition da MTNA nos EUA (Lexington-KY e Greensboro-NC, EUA, 2013/2014). Desde 2014 integra o quadro de professores da Fames e do Cetebes, onde atua como pianista acompanhador e professor das disciplinas de Teoria e História da Música. Em 2015 gravou um recital para a TV Brasil no Rio de Janeiro.