Observatório da Ufes presta serviços à comunidade e à ciência, mesmo com dificuldades financeiras

nov 10, 2016

observatori-ufesNessa entrevista o assunto é o Gaturamo Observatório Astronômico (GOA), da UFES.  O coordenador do GOA, Marcio Malacarne explica quais as atividades do observatório, fala dos cursos e projetos e da importância da Astronomia para a humanidade.  Na conversa ele também fala das dificuldades financeiras para tocar o projeto e da necessidade de buscar locais mais apropriados para a instalação do observatório.

A falta de recursos não permitiu, por exemplo,  a conclusão da reforma do prédio, nem o conserto de alguns telescópios e, ainda,  paralisou um dos projetos de popularização da astronomia –  o telescópio nos bairros. Ele explica que, neste momento, é necessária a parceria com empresas públicas e privadas para conseguir os recursos para tocar os projetos, mas que essa parceria está cada dia mais difícil e que os recursos praticamente desapareceram.

Apesar disso, Malacarne explica que o GOA tem participado de projetos importantes junto ao Observatório Nacional, em parceria com observatórios de pequeno porte do Brasil e da América do Sul e que os cursos têm mantido o funcionamento do GOA, através da parceria com os próprios alunos e pessoas interessadas em Astronomia.

GOA

Telescópio nos Bairros é um projeto de extensão do GOA (Gaturamo Observatório Astronômico), ligado ao departamento de Física da UFES. Tem por objetivo, levar telescópio solar ou noturno em escolas ou grupos. É feita uma apresentação de cerca de 30 minutos do Sol, do sistema Sol-Terra-Lua, mostrando as fases da Lua e os Eclipses, complementado com o aplicativo de planetário Stellarium. Após, se o tempo permitir, é realizado observações dos astros ou do Sol (quando de dia), através de telescópio com filtro especial.

Diferença entre Observatório e Planetário:

Observatório Astronômico é diferente de Planetário, embora ambos têm a astronomia como objeto de estudo. Num observatório astronômico faz-se a observação direta dos astros celestes, para estudo ou contemplação, através de telescópios. Já em um planetário faz-se a simulação do céu, de acordo com a data e local de observação, numa cúpula fechada por meio de equipamentos especiais.