Home Notícias do Dia Oficina produz peças que resgatam identidade capixaba no Museu do Pescador
Oficina produz peças que resgatam identidade capixaba no Museu do Pescador

Oficina produz peças que resgatam identidade capixaba no Museu do Pescador

0
0

Fomentar as diversas formas do fazer e saber e valorizar a identidade cultural pelo viés da cultura popular. Essa é proposta da oficina “Ícones da Cultura Capixaba”, que acontece no Museu Histórico da Ilha das Caieiras “Manoel dos Passos Lyrio” (Museu do Pescador), buscando potencializar o processo criativo de diferentes comunidades por meio do artesanato.

A oficina tem como objetivo incentivar o processo de estudo, criação e produção de elementos que dialogam com a nossa identidade cultural, além de formar núcleos produtivos com foco na sustentabilidade.

As aulas são ministradas pelo artista Wander Silva de Oliveira, popularmente conhecido como “Sagrilo”, e propõem o ensino e a produção desses produtos, em formato de souvernirs utilitários.

As peças de confecção artesanal representam a identidade da cultura capixaba. Entre os ícones que são desenvolvidos nas aulas do projeto, estão o mastro de São Benedito, estandartes, barco da festa de São Pedro, tambor e casaca.

Reaproveitamento

Na oficina são utilizados materiais reaproveitados de caixas de feiras, retalhos e outros refugos, primando pelo compromisso ambiental. “Estamos dando continuidade ao fomento da tradição, por meio de atividades como os ícones populares, símbolos da história da cidade. Dessa forma, fortalecemos a cultura popular do município”, disse Lena Côgo, coordenadora do projeto Circuito Cultural.