Ônibus municipais de Vitória e Vila Velha se integram ao sistema Transcol através do Bilhete Único

set 5, 2019

Começa neste domingo (8) a integração definitiva do sistema de bilhetagem eletrônica dos ônibus municipais de Vitória e Vila Velha ao sistema Transcol. Os passageiros poderão utilizar o mesmo cartão para circular tanto nos ônibus municipais quanto nos intermunicipais. Todos os cartões passam a ser emitidos pelo Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (GV Bus).

“Em 2020, com todos usando a mesma tecnologia e o mesmo cartão, o próximo passo agora é a integração tarifária. É você pagar a mesma tarifa para todos os serviços. Aí não estamos falando só de Transcol e ônibus municipais, mas de outros modais, como aquaviário, bicicleta e outros sistemas que estão evoluindo”, disse o secretário de estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno.

De acordo com o governador Renato Casagrande a integração é importante para a segurança e conforto dos usuários. “Nós temos hoje vários terminais de recarga do cartão e isso possibilita que o usuário tenha condições de estar em qualquer local para recarregar o cartão”.

O serviço de autoatendimento já está disponível para passageiros da Grande Vitória. Quem utiliza o Cartão GV ou os cartões antigos migrados, pode efetuar a recarga de crédito nos Terminais Laranjeiras, Vila Velha, Campo Grande e Jacaraípe.

Os deficientes físicos e portadores de doenças crônicas, com gratuidade nos ônibus municipais, deverão se encaixar nos critérios de gratuidade do Transcol e se cadastrar na Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES) para utilizar o Cartão Gratuidade no transporte metropolitano. Caso contrário, o Cartão Gratuidade do sistema de Vitória será aceito apenas nos coletivos municipais.