Orla de Vila Velha recebe novos equipamentos

out 27, 2015

vila velha se prepara para o verãoA Prefeitura de Vila Velha está colocando novos canteiros nos calçadões das praias da cidade. Coqueiros e plantas ornamentais farão parte do novo paisagismo da orla de Itaparica, Itapuã e Praia da Costa. A implantação do novo paisagismo da orla de Itaparica, Itapuã e Praia da Costa faz parte do Projeto Vila Velha Verão 2016  que pretende dar uma cara nova à orla durante o verão. O projeto prevê melhorias na iluminação, calçadão e ciclovia, por exemplo.

No pacote de melhorias está ainda a instalação de aproximadamente de 30 banheiros em toda a orla. Os parquinhos infantis e academias passarão por reparos e manutenção, assim como os bancos localizados no calçadão. Mais três parquinhos serão instalados para atender as pessoas que devem aproveitar o verão no município.

De acordo com o prefeito Rodney Miranda, as melhorias feitas para esta temporada representam entregas diretas de infraestrutura para os moradores e turistas que desfrutam das belezas naturais de Vila Velha. “O plano que desenvolvemos inicia agora, mas o legado é permanente para a nossa cidade. Esses são investimentos que influenciam no bem estar de quem vive aqui e de quem nos visita, tendo em vista as melhorias em áreas importantes como lazer, segurança e mobilidade”, explicou o prefeito.

Mobilidade e Trânsito – Para a mobilidade urbana, cerca de 8,5 quilômetros de ciclovia ganharão nova pintura e terão o piso reformado. No calçadão, haverá manutenção dos pontos que apresentam desníveis e os balizadores, que marcam a quilometragem na orla, também passarão por reforma.

A Prefeitura ainda fará a revitalização da sinalização das avenidas Estudante José Júlio de Souza e Antônio Gil Veloso, que vai de Itaparica a Praia da Costa. A engenharia de trânsito também vai interligar 10 ruas da Praia de Itaparica ao sistema binário que já funciona na região, o que melhorará a circulação em dias que houver grande fluxo de veículos.

Limpeza – Para garantir a limpeza da praia, 250 lixeiras e 120 contentores serão instalados, além de uma nova pintura nas lixeiras situadas na faixa de areia. Haverá ainda a revitalização do paisagismo ao longo da orla, com podas de árvores e implantação de grama, plantas ornamentais e canteiros.

Segurança – A segurança também terá reforço nesta temporada. A Guarda Armada está ampliando o seu efetivo armado, que neste verão contará com 180 profissionais treinados, capacitados, equipados, armados para atuarem na prevenção com policiais militares. Outra novidade será a instalação de duas bases de segurança integra para a Guarda Armada e a Polícia Militar, na Curva da Sereia e em Beverly Hills. Ainda serão implantados dois pontos de apoio para guardas e policiais, no cruzamento das avenidas Champagnat e Antônio Gil Veloso e outra na rotatória de Itaparica.

Com a alta do dólar, a expectativa é que o turismo local aumente em 20% e que cerca de 750 mil pessoas conheçam a cidade, segundo levantamento feito anualmente pela Secretaria Estadual do Turismo. Por conta disso, os guarda-vidas contarão com novos pontos para o monitoramento da praia e farão a distribuição de pulseiras de identificação de crianças para as famílias que escolherem as praias de Vila Velha como destino nas próximas férias.

Nova iluminação – A iluminação pública da orla receberá melhorias do trecho entre o Clube Libanês, na Praia da Costa, e a rotatória da rua Humberto Pereira em Itaparica. A Prefeitura de Vila Velha irá repor 80 projetores de 1000 watts de potência que haviam sido retirados por apresentarem problemas devido a ação do tempo e da maresia e serão substituídas 50 luminárias de 400 watts que estão danificadas. Em Itaparica, no trecho de 450 metros que vai da rotatória da rua Humberto Pereira até a rua Itacibá, 12 postes serão instalados com 48 projetos e 24 luminárias.