Outubro também é o mês do idoso

set 30, 2015

idosoPrimeiro de outubro é o dia Mundial do Idoso, a data foi instituída em 1991 pela Organização das Nações Unidas (ONU) para sensibilizar a sociedade sobre o envelhecimento e a necessidade de proteger e cuidar da população mais idosa. A idéia é garantir que as pessoas envelheçam com mais qualidade de vida. Idosos, muitas vezes, são esquecidos pela sociedade e pela família. Em 2015, a data tem o tema “Ambientes urbanos sustentáveis e inclusivos para todas as idades”.

Algumas prefeituras da Grande Vitória programaram atividades para o mês do idoso.

Vila Velha

Será realizada nesta quinta-feira (01), em comemoração ao Dia Nacional da Pessoa Idosa, uma caminhada pelo direito do idoso. O evento faz parte da programação do mês da pessoa idosa, que ainda conta com um baile e atividades lúdicas. Durante o trajeto, serão apresentados os serviços oferecidos pela Secretaria de Assistência Social e como a Prefeitura de Vila Velha está melhorando estes atendimentos.

A concentração será às 07h30, na D&D Home Center, localizada na Rodovia Carlos Lindenberg, passando pela Avenida Jerônimo Monteiro, com destino ao Titanic, na Praça Duque de Caxias.

Programação

01 de outubro – Caminhada do Idoso;

19 de outubro – Celebração religiosa no espaço do Titanic – das 13h30 às 17 horas;

22 de outurbo – Baile do Idoso – da 14h às 18h, no Centro de Convivência do Idoso, na Praia da Costa.

30 de outubro – Vila velha na Melhor idade (atividades lúdicas no ginásio Tartarugão, em Coqueiral de Itaparica, a partir das 9 horas).

 

Vitória

Idosos participarão de aulão de ginástica no SOE da praça dos Desejos

Nesta quinta (1º), a Unidade de Saúde Vitória vai promover a roda de conversa “A vida depois dos 60” e também a palestra “Saúde Auditiva na Terceira Idade”, a partir das 8h30.  A US Resistência vai oferecer chá com prosa e diversão para os idosos, a partir das 13h30.

A US Praia do Suá vai promover um aulão de ginástica com explanação sobre os riscos da hipertensão e diabetes e sobre a importância das atividades físicas na prevenção de doenças crônico-degenerativas, no módulo do Serviço de Orientação ao Exercício (SOE) da praça dos Desejos, das 7 às 8h30.

Já a US Jardim da Penha oferecerá sessão de cinema e aferição de pressão arterial no Shopping Jardins, a partir das 10 horas. O local também vai receber a exposição de artesanato produzida pelo Grupo Arte e Vida.

A programação do Dia do Idoso segue até o final do mês de outubro.