Outubro se pinta de rosa em alerta contra o câncer

set 30, 2016

outubro-rosaAbertura Oficial: 3/10, 17 horas, no Palácio Anchieta, quando o Palácio é iluminado na cor rosa.

Além de alertar a população para a importância da detecção precoce do câncer de mama, o Outubro Rosa 2016, coordenado no Espírito Santo pela Afecc-Hospital Santa Rita de Cássia, tem também a proposta de propagar sentimentos e causar mais envolvimento nas ações de alerta para a detecção do câncer.

Durante todo o mês de outubro, palestras, prestação de serviços, realização de exames e diversas ações voltadas para o alerta e a conscientização sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama serão realizadas sob a coordenação da Afecc-HSRC.

Para ampliar o acesso a todos, a Afecc-HSRC vai até os povos tradicionais do Espírito Santo, à população dos assentamentos de terra e às mulheres do sistema prisional. As participantes recebem orientação sobre a realização de exame de mamografia e são encaminhados ao Hospital, onde são realizados todos os procedimentos necessários. Caso seja detectado câncer, todo o tratamento é assumido pela Afecc-HSRC.

As peças do movimento

Para movimentar a cidade em torno do alerta para a detecção precoce do câncer de mama, várias peças do Outubro Rosa 2016 estão expostas em diversos pontos oficiais: Casa Rosa, localizada em frente ao Ambulatório da Afecc-HSRC, loja Outubro Rosa, no 2.º piso do Shopping Vitória, como também em diversas lojas parceiras (veja listagem completa dos pontos oficiais no site http://www.afecc.org.br/afecc/outubro-rosa).

Ressaltamos que a loja Outubro Rosa foi montada em parceria com o Shopping Vitória (cedeu o espaço), Império dos Móveis (cedeu mobília), Kasa Kasa (cedeu almofadas), Taiza Ammar (criou o painel da loja), Help! (vestiu o manequim), Zilda Helal (decorou o ambiente), Expressão Comunicação (imprimiu o adesivo de vitrine e o painel interno da loja), Sempre Verde e Sinthia Paisagismo (ambientação do local).

Câncer de mama

É o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.

Estimativa de novos casos para 2016, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca): 57.960

Previsão de número de mortes para 2016, segundo o Inca: 14.388, sendo 181 homens e 14.206 mulheres

Fatores de risco

  • Casos da doença na família.
  • Primeira gestação após os 30 anos.
  • Não ter tido filhos.
  • Primeira menstruação precoce.
  • Menopausa tardia.
  • Uso de álcool.
  • Uso de cigarro.

 Fonte: Afecc-Hospital Santa Rita de Cássia

 

Como prevenir

  • Coma alimentos saudáveis, como frutas e verduras, e reduza as gorduras.
  • Mantenha o peso normal.
  • Evite a primeira gestação após os 30 anos e só tome hormônios com acompanhamento médico.
  • Realize o autoexame mensal, porém, o mais importante é o exame médico anual e a mamografia.
  • Havendo casos de câncer de mama na família, use esse conhecimento para buscar orientação médica, principalmente, após os 30 anos.

Fonte: Afecc-Hospital Santa Rita de Cássia

 

Sintomas

  • A principal manifestação da doença é o nódulo, fixo e geralmente indolor.
  • Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja.
  • Alterações no bico do peito (mamilo).
  • Saída de líquido anormal dos mamilos.
  • Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço.

ATENÇÃO: Esses sinais e sintomas devem sempre ser investigados. Porém, podem estar relacionados a doenças benignas da mama.

Fonte: Afecc-Hospital Santa Rita de Cássia

 

Um pouco sobre a Afecc-HSRC

Mais do que a principal unidade de referência para o tratamento da pessoa com câncer no Espírito Santo, a Afecc-HSRC tem a missão de educar, prevenir, diagnosticar, tratar, reabilitar, prestar assistência social integrada e reintegrar o paciente na comunidade. É uma associação sem fins econômicos, fundada em 1952 e que, em março de 1970, inaugurou sua própria unidade de atendimento médico: o Hospital Santa Rita de Cássia. A Afecc-HSRC tem em sua essência o voluntariado. Toda a Diretoria é voluntária e a Associação reúne mais de 300 pessoas voluntariamente dispostas a fazer valer a sua missão.

Na Afecc-HSRC, o paciente é acolhido e atendido de forma integral. Equipes multiprofissionais se revezam na atenção aos cuidados clínicos, emocionais, com atividades pós-alta hospitalar para garantir a continuidade do tratamento em domicílio e um melhor restabelecimento físico e emocional de quem vivencia o câncer.

Atualmente 12 programas sociais são desenvolvidos na Associação e voltados para os pacientes do SUS em tratamento de câncer no Hospital Santa Rita de Cássia: Viva Sorrindo, Bingo para Pacientes, Viva Voz, Coral da Afecc, Programa de Assistência Integrada (PAI), Lanche para Pacientes e Acompanhante no Ambulatório e na Quimioterapia, Programa de Reabilitação para Mulheres Mastectomizadas (Premma), Artes para a Vida, Querer Bem, Transformação e Vida, Hospedagem e Transporte, Programa Grupo Vida Infinita. Acesse o link  http://www.afecc.org.br e saiba mais sobre cada programa.

Para manter esses programas e cumprir com rigor sua missão, a Associação conta com a colaboração de empresas, instituições e pessoas interessadas em ser parceiras das ações em benefício dos pacientes do SUS em tratamento de câncer no Hospital Santa Rita de Cássia e em atendimento domiciliar.

Maior complexo oncológico do Espírito Santo

A Afecc-Hospital Santa Rita de Cássia possui um completo Centro Oncológico com amplo ambulatório para consultas médicas, atendimento hospitalar, tratamento quimio e radioterápico, além de terapias complementares tanto para pacientes do SUS quanto para os de convênio e particulares. Os serviços são integrados e as estruturas modernas e climatizadas para o melhor e mais adequado atendimento à pessoa com câncer.

Além de ser o maior complexo oncológico do Espírito Santo, a Afecc-Hospital Santa Rita de Cássia é uma unidade de alta complexidade, composta por Centro de Cardiologia, Centro de Diagnóstico por Imagem, Centro de Endoscopia Gastrointestinal, Centro de Medicina Nuclear, Centro de Neurologia, Centro de Ultrassonografia Convencional, Centro de Urologia, Comissões e Programas, Departamento de Clínica Cirúrgica, Departamento de Clínica Médica, Departamento de Diagnóstico e Tratamento, Departamento de Ginecologia e Materno Infantil, Departamento de Medicina de Urgência, Departamento de Medicina Intensiva, Departamento de Pediatria, Laboratório de Análises Clínicas, Laboratório de Medicina do Sono, Patologia e Serviços de Apoio Especializados.