Home Geral Passo a passo para pegador de corrupto
Passo a passo para pegador de corrupto

Passo a passo para pegador de corrupto

0
0

Como construir a “bomba” para capturar o corrupto, uma das melhores iscas da pesca de praia

.bb01

Uma das melhores iscas para a pesca de praia é, sem dúvida, o corrupto (Callichirus sp.), muito apreciado por robalos, corvinas, pampos e betaras, entre outros peixes. Os pescadores procuram usá-lo sempre vivo, mas, mesmo quando morto e conservado, ele oferece grande produtividade. Vive em praias rasas, com areia dura (batida) e escura. Reconhecemos suas tocas quando a maré está baixa, através de pequenos buracos que ficam jorrando água e areia. Alguns desses esconderijos são rasos, bem próximos da superfície, enquanto outros são mais profundos. A “bomba de sucção” é a ferramenta mais usada para capturar corruptos, com grande eficácia. Tem baixo custo e pode ser construída facilmente em PVC, de várias maneiras. Cada pescador faz sua bomba de acordo com a própria criatividade e necessidade de tamanho. Apresentarei, a seguir, uma sugestão simples e fácil de fazer.

Materiais

– 1 Cano de PVC de DN 50 mm (70 cm) (branco)
– 1 Cano de PVC de DN 25 mm (75 cm) (marrom)
– 3 Pedaços de cano PVC DN 25 mm (9 cm cada)
– 3 caps (tampões) de PVC de DN 25 mm (marrom)
– 1 “T” cola/rosca DN 25 mm ¾ (marrom)
– 1 “T” de redução DN 50/25mm (marrom)
– 1 bucha de redução DN 50/25 mm (marrom)
– 1 adaptador rosqueável para caixa d’água (flange)
– 1 adesivo plástico para PVC (17g) (cola)
– 1 pedaço de madeira (cabo de vassoura) para fechar o tubo junto ao adaptador.

– 1 pedaço de sandálias havaianas (melhor borracha para usar na bomba).

bb7

Construção

1. Com a lista de materiais e as imagens disponíveis, não restam muitos segredos para montar a bomba. Ao unir o cano (branco) PVC 50mm (70cm) ao “T” de redução DN 50/25mm, não há necessidade do uso de cola. Ele entra bem justo e, com o tempo de utilização, se desgasta até a ponta quebrar. Assim, é fácil retirá-lo e substituí-lo.

bb5
2. No cano interno (marrom) de PVC 25 mm (75 cm), faça a rosca de um lado e, na outra extremidade, cole a “flange”, tampando o tubo com um pedaço de cabo de vassoura e cola, para evitar a entrada de água e ar.
3. Recorte uma “rodela” do diâmetro do tubo branco (50 mm) de sandálias havaianas para fazer a borracha que vai entre a flange. Essa borracha tem ótima durabilidade.
4. Antes de colar a bucha de redução ao “T” de redução, faça um “furo”, uma espécie de respiro para a saída de ar na “bucha de redução”. No “T” DN 25 mm ¾, cole 8 ou 9 cm de cada lado, e finalize colando um cap (tampão). Após o tempo de secagem da bomba, é só colocar em prática a engenhoca

. bb4

Uso

Ao localizar o buraco do corrupto na praia, posicione a bomba no centro dele, puxando o cabo. Enterre a ponta de 10 a 15 centímetros na areia e acione a bomba, puxando o cabo totalmente para cima. Às vezes, é necessário dar duas “bombadas” consecutivas para sugar areia até alcançar a profundidade do animal.

bb2

Dica: leve sempre em sua caixa de pesca borrachas adicionais, pois com o tempo elas ressecam e podem se romper. A ação da bomba tem que ser rápida, para não dar chances para ele escapar.

bb8

 

 

Autor: Marcelo Rubio Esteves
Matéria: Coluna da Revista Pesca Esportiva, Edição Nº 132/Agosto de 2008.