Rio Jucu: projeto “Peixe Guia” revela situação da água

dez 10, 2015

Resultados do projeto “Peixe Guia”, realizado no Rio Jucu, serão apresentados nesta sexta-feira (11), às 14 horas, no auditório da Prefeitura de Vila Velha, pela equipe do Instituto Aplysia. O conteúdo é parte do Guia de Monitoramento Ambiental em Recursos Hídricos lançados nesta quarta-feira (09), no Palácio Anchieta.

Rio jucu, Benevente e Santa Maria

Além do Rio Jucu, a pesquisa foi realizada nos Rios Benevente e Santa Maria da Vitória. A pesquisa realizada nos últimos anos com apoio do Governo do Estado e Prefeituras, apresenta o modelo unificado de monitoramento ambiental que pode contribuir com a despoluição dos rios capixabas.

O Guia estabelece medições mais aprofundadas dos ecossistemas aquáticos e permite avaliar melhor se as regulações de proteção da vida marinha aplicadas na região são suficientes e padroniza a avaliação do impacto. Além disso, o material pode contribuir, por exemplo, no mapeamento de ambientes hídricos que precisam de recuperação prioritária quando contaminados.

A metodologia utilizada na pesquisa foi adotada por países como o Canadá, Estados Unidos, Suécia, Austrália, Argentina e Chile.