Peixes: uma ótima opção para animais de estimação

dez 30, 2016

Neste programa aprenda a montar um pequeno aquário de água doce e conheça pessoas que são apaixonadas por aquários. O aquarismo é uma excelente opção para quem gosta de animais mas tem pouco espaço. Nada impede, entretanto, a montagem de grandes estruturas que levam a natureza para dentro de casa.

aquário-gvnewsAquarismo

O aquarismo ou aquariofilia é a prática de criar peixes, plantas e outros organismos aquáticos, em recipientes de vidro, acrílico ou plástico conhecidos como aquários, ou em tanques naturais ou artificiais para fim ornamental ou de estudo, distinguindo-se assim essa atividade da piscicultura ou aquacultura, que têm aspectos de produção. O aquarismo, assim como o paisagismo, é uma atividade que combina uma demanda por senso estético e conhecimentos técnicos diversos, como biologia básica (ciclo do nitrogênio), química básica (pH) e outros.

Os aquários se classificam basicamente em dois tipos: os de água doce e os de água salgada. Dentro destas grandes subdivisões, outras classificações acontecem, baseadas em características de cada montagem, geralmente por tema, como os comunitários, de cardumes, de ciclídeos africanos, plantados, ou por bioma como os de recife, ou “rochas vivas” (recifes de coral), amazônicos, lagos africanos e outros.

Os aquários para a prática da aquariofilia possuem diversos formatos e tamanhos, indo desde os aquários esféricos de Bettas até os aquários que ocupam paredes inteiras. É necessário escolher cuidadosamente sua forma e tamanho para que o aquário seja adequado aos peixes com que pretende povoá-lo.

Fonte: wikipedia