PIB do Capixaba cresce 2,3% no 1º trimestre de 2017

jun 15, 2017

O Produto Interno Bruto (PIB) do Espírito Santo apresentou resultado positivo pela segunda vez consecutiva e cresceu 2,3% no primeiro trimestre de 2017, em comparação ao trimestre anterior. O dado foi calculado pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN). No confronto do primeiro trimestre deste ano com o mesmo período de 2016, o PIB apresentou estabilidade depois de cinco quedas consecutivas. O PIB nominal totalizou R$ 135,1 bilhões no acumulado dos últimos quatro trimestres.

Desempenho dos Setores

A Indústria Extrativa apresentou crescimento de 6,5% na produção do setor no primeiro trimestre de 2017, em comparação com o mesmo período do ano anterior, e teve papel determinante no desempenho positivo da economia capixaba. Na mesma base de comparação, a Indústria de Transformação cresceu 1,6%.

Comparação com o Brasil

No confronto do primeiro trimestre de 2017 com o trimestre anterior, o Espírito Santo obteve desempenho superior ao Brasil, que cresceu apenas 1% no período. No entanto, no índice acumulado em quatro trimestres, o resultado do país foi superior ao do Estado, pois o indicador ainda sofre influência da paralisação das atividades da Samarco.

Resultado do PIB

O Produto Interno Bruto (PIB) do Espírito Santo é calculado anualmente pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com os resultados sendo divulgados com uma defasagem temporal de dois anos. A partir de 2009, visando reduzir essa defasagem, o IJSN passou a calcular o Indicador de PIB Trimestral, que reflete a situação econômica no curto prazo, antecedendo o cálculo do PIB anual.