Home Notícias do Dia Praia: Como aproveitar o banho de mar com segurança
Praia: Como aproveitar o banho de mar com segurança

Praia: Como aproveitar o banho de mar com segurança

0
0

Com a proximidade do verão a população deve curtir as praias na estação mais aguardada do ano, mas deve ficar atenta aos cuidados na hora do banho de mar. Por isso, o serviço de Salvamar alerta sobre os cuidados que todos devem manter ao frequentar as praias.

Os banhistas devem procurar os locais com algum posto de guarda-vidas, principalmente se tiverem com crianças para que recebam pulseiras de identificação. Nesse ano, mais de 17 mil pulseiras estão à disposição da população em 31 postos de guarda-vidas ao longo dos 32 km de orla para o trabalho preventivo de localização de crianças perdidas.

Os pais ou responsáveis devem acompanhar as crianças na praia, principalmente quando entrarem na água. E em qualquer situação de emergência devem solicitar o auxílio de um guarda-vidas.

Entre as dicas do Salvamar para um banho saudável e prazeroso também estão nadar somente em áreas seguras sob indicação de um guarda-vidas, evitar entrar no mar após a ingestão de bebidas alcoólicas, comer alimentos leves durante a permanência na praia e beber muito líquido, como água, suco e água de coco.

Todos os guarda-vidas estão treinados para manobras de salvamento aquático com pranchas, flutuadores, nadadeiras, além de moto e quadriciclo, que auxiliam no resgate além de equipamentos de primeiros socorros e aplicação de técnicas de ressuscitação.

Placas

Para dar mais proteção e segurança aos banhistas que frequentam as praias de Vila Velha nessa época do ano, a Prefeitura já sinalizou os locais críticos que apresentam algum risco de afogamento. As placas foram instaladas nas praias dos Recifes e da Belina, no bairro da Praia dos Recifes, na praia da Baleia, em Ponta da Fruta, nas praias da Barra do Jucu, Praia de Itaparica e na praia da Costa, na subida das pedras, na área do trampolim, por causa do risco de queda.