Home Notícias do Dia Prefeitura de Vitória instala três estações de aluguel de bicicleta para crianças
Prefeitura de Vitória instala três estações de aluguel de bicicleta para crianças

Prefeitura de Vitória instala três estações de aluguel de bicicleta para crianças

0
0

Vitória inaugura a primeira estação pública de aluguel de bicicletas para crianças nesta quinta (12). Ela fica na altura do quiosque 2, onde funciona o Núcleo de Incentivo ao Esporte e Lazer.

As outras duas serão inauguradas no sábado (14): uma em Jardim Camburi e outra na praça dos Namorados. As estações ficarão localizadas junto às já existentes e serão iguais, porém mais baixas. A rodinha será autorretrátil. A ideia é desenvolver a autonomia da criança e acompanhar o seu desenvolvimento. Assim, ela pode tirar sua bicicleta e usar da forma que se sentir mais segura.

As regras de uso serão as mesmas já praticadas no Bike Vitória: tarifa, período de utilização e forma de retirar. A aquisição acontece pelos mesmos canais: aplicativo Bike Vitória ou pelo site.

Segurança

As bicicletas podem ser usadas por crianças de diferentes idades e tamanhos, já que os bancos e guidões são reguláveis, para atender a crianças de até 1,50m e 50 kg.

Prazer

Para o secretário municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, Tyago Hoffmann,  será uma oportunidade para que as crianças descubram desde cedo o prazer e a utilidade de andar de bicicleta. “Precisamos pensar na mobilidade urbana considerando não apenas o veículo individual, mas também os outros modais, como o transporte público e a bicicleta. E chamar as crianças para que participem é uma boa iniciativa”, avaliou.

 

Dicas

Mantenha a calma e o bom humor, pois isso atingirá a criança, deixando-a mais motivada e segura;

Explique para a criança que ela deve forçar uma perna de cada vez, e então repetir o movimento;

Busque locais planos, amplos e sem obstáculos porque os pequenos, pouco a pouco, embalam e a sensação efetiva de conquista do equilíbrio vem justamente quando atingem uma pedalada mais longa, sem nenhum “pezinho” no chão;

É melhor que usem calçados fechados e, de preferência, sem cadarços (para não correr o risco de enrosco na corrente);

A questão dos freios pode ser ensinada depois que for atingida a estabilidade no pedal, senão é muita informação de uma só vez;

A criança pode cair. Reforce para a criança que ela está indo bem e explique novamente sobre os freios e sobre poder colocar os pés no chão.