(27) 988820559 gvnewstv@gmail.com

Prefeituras promovem ações de prevenção ao suicídio no Setembro Amarelo

set 6, 2019

A Prefeitura de Vila Velha programou diversas ações de prevenção ao suicídio, em decorrência da campanha Setembro Amarelo.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 800 mil pessoas se suicidam por ano em todo o mundo, ou seja, uma pessoa se suicida a cada 40 segundos. De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil ocorrem 32 casos de suicídios por dia, colocando o país como 8º no ranking mundial em taxas de suicídio, sendo que 90% dos óbitos poderiam ser evitados.

De acordo com a prefeitura, o atendimento a pessoas propensas ao suicídio no município, ocorre, preferencialmente, nas unidades de saúde pelas equipes da atenção primária. Os casos mais graves, como situação após tentativas, são compartilhados com equipe de ambulatório em psiquiatria no Centro Municipal de Especialidades (Cemas)  e/ou Centro de Atenção Psicossocial (Caps), conforme a especificidade e o risco apresentado.

Promoção à vida

A prefeitura informou que está em fase de elaboração um programa específico de atendimento que envolva o comportamento suicida e que a equipe de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realiza mensalmente o Grupo de Trabalho Intersetorial para definição de ações conjuntas no sentido de promover a prevenção durante todo o ano.

 “Os profissionais de saúde abordam o tema por meio de ações em grupos e rodas de conversa sobre o tema e utilizam o protocolo de Classificação de Risco em Saúde Mental para diagnóstico e encaminhamentos”, explica o psicólogo Josélio Demuner Ferreira, da equipe de Saúde Mental da Semsa.

As pessoas podem buscar orientação na unidade de saúde de referência, conforme endereço de residência. Cada uma das unidades conta com equipe psicossocial que poderá acolher e orientar sobre possíveis cuidados e encaminhamentos.

O Setembro Amarelo também tem ações de prevenção em diversos outros municípios da Grande Vitória.

Guarapari
Guarapari também agendou ações da campanha Setembro Amarelo
Serra

As unidades de saúde de Jacaraípe e de Feu Rosa preparam ações especiais para suas comunidades.

Mostrar que a pessoa não está sozinha e pode buscar ajuda é o objetivo da equipe da unidade de Jacaraípe. O “Dia do Abraço” acontece na quarta (11), das 7 às 8 horas, no Terminal de Jacaraípe.

Além da equipe da unidade de saúde, estarão presentes os alunos do Programa de Orientação ao Exercício Físico (Proef). A ideia é mostrar que um sorriso e uma palavra amiga podem modificar o dia de alguém que se sente desamparado.

Sábado (21) e no dia 05 de outubro, os professores do ensino fundamental do município receberão capacitação em temas relacionados à saúde mental infantojuvenil, entre eles, comportamento suicida.

O evento será realizado no CAPSi, em Morada de Laranjeiras, das 8 às 12h. As palestras serão com o psicólogo e psicanalista da Escola Lacaniana de Psicanálise de Vitória, Marcelo Kill, e com o mestre em psicologia institucional e especialista em violência e saúde, o psicólogo Getúlio Sérgio Souza Pinto. 

A unidade de Feu Rosa irá promover uma roda de conversa para adolescentes do bairro, com a presença de alunos de escolas da região. A ideia é esclarecer essa faixa etária sobre os serviços disponíveis no local e sobre a prevenção ao suicídio. O evento contará com a presença de psicólogas. Será realizado no período vespertino, em data a definir.