Projeto de Lei que institui o Plano de Desenvolvimento Metropolitano será encaminhado à ALES

out 25, 2017

O projeto de lei que institui o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana da Grande Vitória (PDUI) será encaminhado à Assembleia Legistativa para votação nos próximos dias. O documento foi aprovado na tarde desta terça (24), no Palácio Anchieta, pelos membros que compõem o Conselho Metropolitano de Desenvolvimento da Grande Vitória (Comdevit). Além do governador Paulo Hartung, estiveram presentes na reunião a presidente do Comdevit, Gabriela Lacerda, secretários estaduais, e os prefeitos Max Filho, de Vila Velha, Audifax Barcelos, de Serra, e Edson Magalhães, de Guarapari. Representantes de Cariacica e Viana também estiveram presentes.

Durante a reunião de trabalho, o governador Paulo Hartung destacou que o principal desafio em atribuir elaborar um plano comum foram as diferentes demandas de cada município. Paulo Hartung afirmou que o documento final é uma obra histórica que representa uma conexão dos planos já existentes. Hartung destacou que a atuação conjunta não interfere na autonomia de cada município.

“Estamos reunidos cumprindo necessidades objetivas da agenda Metropolitana e cumprindo regimento previsto por lei. Vamos estartar uma inovação com envio de um Projeto de Lei que trata do Plano de Urbanização da Região Metropolitana. É um fato novo. Quero valorizar o trabalho que foi feito por todos para chegarmos neste patamar. Um trabalho delicado, difícil e que exime muita mobilização. É um tema tocante no dia a dia da sociedade com questões que precisam de um arranjo metropolitano”, destacou o governador.

Paulo Hartung disse ainda que o Plano é um passo importante que simboliza uma mudança cultural na gestão pública.

Segundo a presidente do Comdevit, Gabriela Lacerda, os municípios têm problemas semelhantes. “Então precisamos também encontrar as soluções em comum. São muitos desafios, mas tudo fica mais fácil quando colocamos todos juntos para planejar “, destacou.