Pronto-Socorro do Hospital Infantil de Vitória muda para o HPM em Bento Ferreira

out 8, 2017

O novo Pronto-Socorro do Hospital Infantil de Vitória começa a atender nesta segunda (09). Ele vai funcionar no Hospital da Polícia Militar, no bairro Bento Ferreira e terá o nome da médica Milena Gottardi, assassinada no dia 14 de setembro.

De acordo com o governo, no novo Pronto-Socorro, os pacientes e acompanhantes ganharão mais espaço e os profissionais de saúde terão melhores condições de trabalho. O número total de leitos aumenta de 171 para 276, melhorando também a capacidade de atendimento à população. Só no Pronto-Socorro serão 105 leitos: 62 de enfermaria e 29 de urgência e emergência, além de 08 leitos intensivos e 06 semi-intensivos, totalizando 14 leitos na Unidade de Tratamento Intensivo Pediátrico (Utip).

O espaço no HPM tem 888,32 metros quadrados e foi todo reformado para receber o serviço de urgência e emergência infantil, que está dividido em dois pavimentos. No térreo, fica o serviço de pronto-socorro: acolhimento do paciente com classificação de risco (atendimento inicial que classifica os pacientes priorizando os casos graves), consultórios médicos, salas de observação, centro cirúrgico com cinco salas, centro de exames de imagem e as salas de medicação, curativos, punção e gesso. Há ainda, no térreo, duas recepções: uma para entrada de pacientes e outra para entrada de visitantes e troca de acompanhantes para as enfermarias e a Utip, que funcionarão no primeiro andar, ao qual se tem acesso por rampa.

Para atender a essa reorganização no atendimento pediátrico, foram contratados 336 profissionais para atuar no Hospital Estadual Infantil de Vitória, entre eles assistente social, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, psicólogo, farmacêutico, motorista, auxiliar de serviços gerais, auxiliar administrativo, técnico em nutrição, nutricionista, técnico em laboratório, técnico em imobilização ortopédica, enfermeiro, técnico em enfermagem e médicos pediatras.

A obra teve início no dia 20 de dezembro de 2016 e custou ao Governo do Estado R$ 871.703,88.  O serviço foi executado por 50 detentos que cumprem pena em regime semiaberto em presídios do Espírito Santo. Eles foram coordenados pela Diretoria de Engenharia e Arquitetura (Digea) da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) e executaram projeto arquitetônico elaborado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Conforme prevê a Lei de Execução Penal, os detentos que trabalham são beneficiados com a remição da pena. Desta forma, a cada três dias de trabalho, um dia é abatido da pena a ser cumprida.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, hoje, o hospital tem 171 leitos e, com a conclusão desta obra, passa a ter 276. “Nós estamos acrescentando no Pronto-Socorro 105 leitos. Só de UTI Pediátrica são 14. Leito de UTI Pediátrica nós não conseguimos comprar nem na rede privada para atender à população, porque não tem. Aqui temos 14. Nós instalamos novos equipamentos, colocamos pessoal. E não vamos parar aqui. Vamos trazer pra cá a oncologia pediátrica o mais breve possível. Já começamos as obras para a oncologia pediátrica sair de Santa Lúcia e vir para cá. Com a saída do pronto-socorro para Bento Ferreira nós vamos licitar a obra de adequação lá de cima (Santa Lúcia)”.

O que fica em Santa Lúcia

Apenas o Pronto-Socorro do Hospital Estadual Infantil de Vitória será transferido para Bento Ferreira. Continuam no edifício de Santa Lúcia os leitos de internação de alta complexidade e os atendimentos ambulatoriais do Programa de Infectologia e Aids pediátrica, do Centro de Referência em Asma Grave e Fibrose Cística e do Programa de Osteogênese Imperfeita, além do Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE).

Por enquanto, permanecem também no local os atendimentos do Programa de Oncologia Pediátrica, até que seja finalizada a obra da ala de oncologia no Hospital da Polícia Militar.

Com a saída do Pronto-Socorro de Santa Lúcia, serão realizadas obras de melhoria no espaço, possibilitando que os serviços que ali ficarem tenham uma estrutura mais adequada.

Acesso

O novo endereço do Pronto-Socorro do Hospital Estadual Infantil de Vitória é Avenida Jaír Etiene Dessaune, nº 230, Bento Ferreira. Quem precisar de atendimento poderá se dirigir até o local por meio de transporte público. Há três linhas municipais que passam bem perto: 0214 – Bento Ferreira / Goiabeiras via Shopping Vitória; 0102 – Santa Tereza / Jesus de Nazaré via Ilha de Santa Maria e 073N – Tabuazeiro / Shopping Vitória via Da Penha-Norte.

Além dessas, há diversas linhas de ônibus municipais e do Sistema Transcol que passam pela Av. Marechal Mascarenhas de Moraes (Beira-Mar) – ponto da Prefeitura de Vitória – e pela Av. Vitória – ponto em frente à D&D, que ficam a poucos minutos de caminhada do Pronto-Socorro.