Home Notícias do Dia Relógio da Praça Oito e estátua Pio XII serão restaurados
Relógio da Praça Oito e estátua Pio XII serão restaurados

Relógio da Praça Oito e estátua Pio XII serão restaurados

0
0

As obras de recuperação do relógio da Praça Oito e da estátua do Papa Pio XII, começam em setembro. A informação é da Prefeitura de Vitória.

“A cidade compreende a importância da estátua que homenageia o Papa Pio XII e sua simbologia religiosa e espiritual. Nosso trabalho, além de restaurá-la eficazmente, é mantê-la à prova de violências materiais contra a memória de figura religiosa tão ilustre”, disse o secretário municipal de Cultura, Francisco Grijó.

A recuperação do relógio da Praça Oito será dividida em duas etapas: no dia 20 de setembro, será dada a ordem de serviço para o restauro da estrutura, e no dia 30, para a troca do maquinário.

Para o secretário, a obra é um símbolo da identidade capixaba. “O relógio da Praça Oito de Setembro é um símbolo da cidade. Sua importância ultrapassa o significado material que ele possui ou representa. Ele identifica o capixaba. Estamos trabalhando para que essa identidade seja mantida, e entregaremos à população esse símbolo restaurado para que, belo, imponente e necessário, mostre-se definitivamente diante de todos”.

Estudos

Para o trabalho de restauro de cada monumento, é necessário um estudo específico para identificar quais serão as técnicas usadas para a sua execução, que vão desde ações simples, como lavagem e pintura, ou mais detalhadas, com uma avaliação complexa e minuciosa para o futuro trabalho.

“O restauro é um serviço que precisa ser especializado e cauteloso na descrição dos procedimentos adotados em cada caso”, explicou a gerente de Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura, Patrícia Bragatto.

O relógio da Praça Oito, que foi instalado em 1946, terá o seu restauro realizado pelo Instituto Goia, através de uma parceria da Prefeitura e um banco, que irá patrocinar essa parte do trabalho. Já a contratação para a compatibilidade de tecnologias do maquinário será realizada através de licitação pela Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc).

Patrimônio histórico

Em função de ser um marco histórico para a cidade, o relógio é tombado como patrimônio histórico estadual e está sob proteção legal inscrita no Tombo Histórico.

Até a década de 70, o relógio tocou a cada hora os acordes iniciais do hino do Estado do Espírito Santo, quando um defeito deixou o equipamento sem sua principal característica.

Em outubro de 2013, após quase 40 anos sem tocar os primeiros acordes do hino do Espírito Santo, o equipamento foi restaurado pela Prefeitura de Vitória. Três anos depois – no final de 2016 -, o aparelho foi danificado em função de oscilações na rede elétrica, queimando o drive do equipamento.

Estátua

A estátua do Papa Pio XII, escultura datada de 1964 e de autoria do artista italiano Carlo Crepaz, possui uma riqueza de detalhes no cimento branco, o que exige um trabalho minucioso para a execução do restauro. O trabalho será realizado pelo artista Sandro Novaes.

O Beijo

Outro monumento restaurado em 2017 foi a estátua “O Beijo”, em homenagem a Augusto Ruschi, no Parque Pedra da Cebola. O trabalho de autoria do artista Penithência, que também realizou o restauro, ganhou uma nova forma de fusão entre o colibri – que havia sido vandalizado – e o busto, a partir do novo bico confeccionado. Logo após, o busto passou pelo processo de restauro, ganhando uma nova patina, que eliminou fraturas e a erosão causadas pela ação do tempo.