Restaurante Popular de Vitória fecha e deixa de fornecer mais de 1.300 refeições/dia

jan 1, 2017

 

Os moradores de Vitória começam o ano sem as refeições do restaurante popular. O restaurante, que fornecia 1.330 refeições por dia,  fecha as portas nesta segunda (2) e sem data para voltar a funcionar. A Prefeitura informa que o motivo é o fim do contrato com a empresa que fornecia as refeições. De acordo com a PMV a empresa decidiu não renovar o contrato. A Prefeitura de Vitória vai abrir licitação para a contratação de nova empresa para operacionalizar o serviço de distribuição das marmitas. A PMV só não informou porque não providenciou a licitação a tempo de evitar o fechamento do restaurante.

O Restaurante Popular de Vitória foi implantado em 2005 e tem como público-alvo pessoas em situação de rua, trabalhadores formais e informais de baixa renda, aposentados e estudantes. No local, são fornecidas refeições de segunda a sexta-feira, ao custo de R$ 1,00. Segundo levantamento, 65% dos usuários não são moradores de Vitória.

O secretário municipal de Assistência Social, Délio Prates, explica que a licitação passará por reformulação e atenderá prioritariamente os munícipes da capital com perfil para serem beneficiários da política da assistência social.

“O Restaurante Popular de Vitória é o único em funcionamento no Espírito Santo e, segundo levantamento realizado pela equipe da Semas, atende pessoas de toda Grande Vitória. Com a crise financeira, esse modelo se tornou inviável. Por isso, vamos abrir processo licitatório em novos moldes para beneficiar, prioritariamente, a população que mais necessita e está vinculada aos programas sociais da Prefeitura”, disse.

Ele concluiu: “Tivemos reunião com a empresa parceira e, ao final do encontro, ela optou por encerrar o contrato sob a alegação de que não era interessante para ela a proposta apresentada pela Prefeitura”, justificou.

O restaurante servia, em média, 1.330 refeições por dia. As pessoas em situação de rua se alimentam no Centro de Referência Especializado em População de Rua (Centro Pop), em Mário Cypreste, com capacidade para 100 refeições diárias.