Home Notícias do Dia Segurança em casa: cuidados na viagem de carnaval
Segurança em casa: cuidados na viagem de carnaval

Segurança em casa: cuidados na viagem de carnaval

0
0

A Polícia Militar do Espírito Santo listou algumas orientações para as pessoas que viajam no carnaval evitarem preocupações e surpresas desagradáveis ao retornar do passeio. O morador não deve comentar com estranhos que está planejando viajar durante o Carnaval, mas é fundamental avisar a algum parente ou vizinho de confiança sobre a ausência e deixar um telefone para contato. Além disso, é importante ter cuidado para que a empolgação não deixe alguns detalhes importantes passarem despercebidos. Antes de sair, verifique se todos os portões, portas e janelas estão trancados.

Deixar a luz acesa não é indicado, pois durante o dia denuncia que não há pessoas na residência. Uma dica é a instalação de sistemas que acendam a lâmpada somente durante a noite e apagam automaticamente durante o dia. Esses cuidados evitam arrombamentos.

O cidadão também deve acionar a Polícia, pelo Ciodes 190, sempre que verificar qualquer situação suspeita em sua vizinhança.

Confira algumas dicas da Polícia Militar:

– Não mantenha muito dinheiro em casa, nem armas e joias de muito valor;

– Cuidado com pessoas estranhas que podem usar crianças e empregadas para obter informações sobre sua rotina diária;

– Utilize trancas e fechaduras de qualidade para evitar acesso inoportuno. O uso de fechaduras auxiliares dificulta o trabalho dos ladrões;

– Não deixar os cadeados do lado de fora das portas e portões também é outra sugestão. Deixá-los à mostra é uma demonstração que o morador não está na residência;

– Não deixe lâmpadas acesas durante o dia. Isso significa que não há ninguém em casa;

– Quando possível, deixe alguma pessoa de sua confiança vigiando sua casa. Desta forma, a Polícia pode ser acionada por meio do Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes – 190) quando os vizinhos detectarem alguma movimentação estranha.

– Peça, se possível, a algum vizinho que não foi viajar, para recolher os seus jornais, quando inevitável. Caso contrário, suspenda a entrega;

– Verifique se as portas e janelas estão devidamente trancadas, e jamais avise a estranhos que você não estará em casa;

– Outra atitude indicada é desligar as campainhas eletrônicas. Os criminosos têm como tática apertá-las insistentemente até serem convencidos de que não há ninguém no local.

Estas são dicas simples que, se adotadas pelas pessoas no dia a dia, podem garantir um feriado tranquilo e, principalmente, evitar crimes e demais situações desagradáveis.

A Polícia Militar aproveita a oportunidade e faz um alerta também para quem vai seguir viagem de carro, que deve ser bem planejada para que não ocorra imprevistos no caminho.

As principais orientações aos usuários da via pública durante o Carnaval consistem em:

– Antes de seguir viagem se certificar que o veículo está em boas condições de circulação;

– Verificar se os equipamentos de segurança estão em perfeitas condições;

– Certificar-se dos documentos de porte obrigatório (CNH e CRLV);

– Estar boas condições físicas e psicológicas durante a viagem;

– Não ingerir bebidas alcoólicas;

– Manter a atenção e respeitar os limites de velocidade.

Esteja atento as todas as dicas da Polícia Militar e aproveite bastante o seu Carnaval com segurança e moderação.