Home Notícias do Dia Seminário Nacional sobre relações raciais no Brasil começa nesta terça (18) na UFES
Seminário Nacional sobre relações raciais no Brasil começa nesta terça (18) na UFES
0

Seminário Nacional sobre relações raciais no Brasil começa nesta terça (18) na UFES

0
0

A Universidade Federal do Espírito Santo, com organização do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (Neab), vai sediar o VIII Seminário Nacional de Educação das Relações Étnico-Raciais Brasileiras. O evento promete reunir professores, alunos e profissionais da área da educação de vários Estados, entre os dias 18, 19 e 20 de outubro, para debater questões que permeiam as relações raciais do nosso país, como a religião, cultura, política, cotidiano e representatividade.

A abertura acontece a partir das 17h no Cine Metrópolis, localizado no Centro de Artes, com apresentação da Escola de Samba Unidos de Jucutuquara. Na mesma noite (18), o grupo de Congo de Manguinhos e o Coletivo Palavra Negra também se apresentam. Em seguida, o prof. Dr. Dagoberto José Fonseca (Unesp) dá as boas vindas aos participantes na Conferencia de Abertura.

Na quarta-feira (19), as 8h30, as atividades culturais dão início à programação do dia, com o grupo Jongos e Caxambus, no Auditório do IC II. No período da tarde, começam os mini-cursos e oficinas com várias temáticas, como a ‘Mesa de Cinema Negro e Educação’, ministrado pelos professores Juarez Xavier (Unesp), Adriano Monteiro e Patrícia Rufino (Ufes), e ‘Diálogos interculturais na Formação Indígena’, ministrado pelos professores Sandro José da Silva e Celeste Ciccarone (Ufes).

 

Haverá também uma visita ao Presídio de Mulheres, em Cariacica, com coordenação da professora Leonor Araújo (Ufes). No Museu do Negro, no Centro de Vitória, das 18h30 as 20h30, será realizado a noite de Coquetel com stand e sorteio de livros, assim como a exposição “Torções” de Luciano Feijão e a apresentação cultural do Projeto Raiz Forte.

No último dia (20), acontecem vários work shopping e dois debates, como a Mesa Redonda ‘Mídias e Construção das Identidades Negras’, ministrado pelos professores Roberto Borges (Cefet-RJ), Patrícia Rufino e Cleber Carminatti (Ufes). Para encerrar o Seminário, acontecerá o lançamento da Iniciativa negra por uma nova política sobre drogas (INNPD) do Estado.

Quem perdeu o prazo de inscrição (que terminou no domingo (16)  ainda pode participar como ouvinte, só não receberá o certificado de participação.

 

Serviço:

VIII Seminário Nacional de Educação das Relações Étnico-Raciais Brasileiras

Data: 18, 19 e 20 de Outubro de 2016.

Endereço: Av. Fernando Ferrari, 514 – Goiabeiras, ES, 29075-910

Telefone: 4009-2957 (Neab)

Programação: http://seminarioneab.wixsite.com/seminariodeeducacao

WhatsApp chat