Home Notícias do Dia Serra distribui 125 mil cartilhas sobre igualdade racial para crianças
Serra distribui 125 mil cartilhas sobre igualdade racial para crianças

Serra distribui 125 mil cartilhas sobre igualdade racial para crianças

0
0

A Secretaria de Educação da Serra começou a distribuir 125 mil cartilhas com o tema “Igualdade racial na Serra: história e identidade negra”. O material será distribuído gratuitamente para todas as 136 unidades escolares, bem como para toda a comunidade escolar, diretores, professores, merendeiras, pais e responsáveis pelas crianças.

A coordenadora de Estudos Étnico-raciais da Sedu, Hileia Araujo de Castro, explica que foram construídas três cartilhas versando sobre a Revolta do Queimado – luta de libertação de negros escravizados ocorrida no município da Serra em 1849 -, conceitos e debates sobre racismo, racismo institucional, esclarecimentos sobre as religiões de matriz africana e outras temáticas relativas à igualdade racial.

A secretária de Educação, Nelci Gazzoni, destacou que o conteúdo da cartilha será trabalhado dentro das salas de aula, de forma paralela às demais disciplinas, devido à sua importância.

Valores 

Apesar de a Serra ter 55,3% de sua população negra, segundo o IBGE, a Secretaria Municipal de Educação acredita que ainda é preciso combater de forma veemente a discriminação racial no município, bem como, em todo o país.

“É preciso cultivar o respeito, a tolerância, a solidariedade e os valores humanos, e, assim, teremos uma sociedade mais justa e harmoniosa”, destacou Nelci. “A cartilha também é um ótimo meio de aproximar os alunos e a comunidade da cultura e história da cidade”, completou.