Home Mercados & Negócios Micro e pequenas empresas esperam menos burocracia e impostos e mais apoio dos prefeitos em 2017
  Vídeo Anterior Políticas da década de 1970, não funcionam no Brasil de hoje, alerta presidente da Fucape Business School
  Próximo Video 2017: ajustes obrigatórios nas prefeituras

Micro e pequenas empresas esperam menos burocracia e impostos e mais apoio dos prefeitos em 2017

0
0

O presidente do Instituto Sindimicro, Helton Scarpe, fala em Mercados & Negócios sobre as dificuldades enfrentadas pelo segmento em 2016. Explica os problemas vividos por essas empresas que são as que mais empregam no país e respondem por quase 1/4 do PIB. Diz que a redução da atividade econômica diminuiu o volume de negócios nas grandes empresas com reflexos cruéis nas pequenas e micro empresas. Comenta a aparente contradição entre aumento do número de demissões por conta da crise e o aumento do número de abertura de micro empresas em meio a um momento tão turbulento da economia.

Helton Scarpe também analisa a perspectiva para 2017. Fala sobre o direito de refinanciamento de dívidas (REFIS), recentemente aprovado, que garante uma sobrevida às empresas e ajuda a evitar o fechamento de cerca de 700 mil micros e pequenas. Mas reclama da dificuldade de aprovação de taxas diferenciadas de juros para os pequenos negócios.

Helton Scarpe convida os prefeitos eleitos e reeleitos  a olharem com especial atenção para a Lei das Micro Empresas e desburocratizar para apoiar a abertura e a manutenção de MEIs e micro empresas. Segundo ele, garantir um ambiente saudável para os pequenos negócios reforça a economia municipal e gera empregos.

O presidente do Instituto Sindimicro explica que a ampliação do Simples abriu muitas oportunidades para profissionais autônomos e que o fim da Secretaria Especial da Micro Empresa foi ruim, mas não afetou tanto assim as negociações em busca de mais abertura, graças a manutenção do ex-secretário Afif Domingos no Sebrae.

Helton Scarpe também reclama da voracidade arrecadatória do governo quem não tem sensibilidade em perceber que muitas famílias sobrevivem desses pequenos negócios abertos após demissões e que são a única forma de sobrevivência.

Mercados & Negócios é um programa de entrevista sobre economia que houve gestores públicos e privados, economistas e líderes de entidades de classe para analisar a situação do país e do Espírito Santo. O programa é veiculado pela GVNews – A TV da Grande Vitória.