Suicídio é tema de saúde do mês de setembro

set 9, 2018

O mês de setembro é destinado para a campanha de combate ao suicídio, período em que são realizadas palestras, oficinas e rodas de conversas em torno do tema para a população e profissionais da área da saúde.

O psicólogo da Coordenação de Saúde Mental, Josélio Demuner Ferreira, esclareceu algumas questões referentes ao comportamento e a prevenção ao suicídio.  “Experiências de negligência, violência física e sexual e o uso abusivo de álcool e outras drogas, são fatores que podem ampliar o risco de suicídio”, afirma.

É importante observar a mudança de comportamento e o isolamento social, o indivíduo que tem o pensamento de tirar a própria vida demonstra sinais e frases de alerta, que são frases de baixa autoestima e desvalorização. “Precisamos ouvir para quebrar o mito de que ‘quem morre por suicídio não avisa’, mas avisa sim”, defende.

O psicólogo ainda afirma que existem três passos para identificar e ajudar alguém que tenha o pensamento suicida: oferecer acolhimento e ouvir o que a pessoa tem a dizer; encaminhar para uma ajuda profissional, em Vila Velha existem as unidades de saúde, o Caps Adulto e o Caps infantojuvenil; informar e divulgar informações sobre a prevenção ao suicídio, como o Centro de Valorização à Vida (CVV) que oferece atendimento gratuito e durante 24 horas para todo o território brasileiro com o número 188.