Suspenso racionamento em bairros atendidos pela água do Rio Jucu

out 6, 2016

A Cesan (Companhia Espírito Santense de Saneamento) suspendeu o rodízio no abastecimento de água para os bairros atendidos pelo Rio Jucu. A medida foi aprovada pela Agência de Regulação de Serviços Públicos do Espírito Santo (Arsp), será implantada a partir do meio dia desta sexta-feira (7) e abrange os municípios de Vila Velha e Viana, além da região que compreende a Ilha de Vitória e parte do município de Cariacica.

O rodízio no abastecimento permanece inalterado para a área abastecida pelo Rio Santa Maria da Vitória, que compreende a parte continental de Vitória até as pontes da Passagem e de Camburi, todo o município de Serra, parte de Cariacica, além de Praia Grande, em Fundão.

A lista de bairros que permanece sob rodízio no abastecimento de água pode ser acessada no site www.cesan.com.br,  onde há um sistema de busca do período sem fornecimento. Os clientes também podem obter informações pelo telefone 115, que informa o local e o dia do rodízio a partir da digitação do CEP no teclado do telefone. A chamada é gratuita e o serviço funciona 24 horas.

Segundo o diretor de Engenharia e Meio Ambiente da Cesan, Amadeu Wetler, a suspensão do rodízio foi possível devido à melhora nas condições do Rio Jucu com as chuvas dos últimos dias e com a proximidade do período úmido. “Monitoramos diariamente as condições dos mananciais e com as últimas chuvas, a expectativa de recuperação no Rio Jucu vem se confirmando, o que nos permite retomar o abastecimento para as localidades atendidas com a água coletada nesse rio”, explica Wetler.

A Cesan alerta que a situação ainda é crítica e a população deve manter hábitos de redução do consumo de água. O rodízio de água pode ser implantado novamente a qualquer momento caso as condições dos mananciais voltem a se deteriorar.

Operação

O rodízio no abastecimento de água permanece inalterado para as áreas da Grande Vitória abastecidas pelo Rio Santa Maria da Vitória. Os bairros foram agrupados em sete regiões distintas e a cada dia da semana uma região tem o fornecimento de água suspenso por um prazo de 24 horas, sempre a partir das 12 horas. Passadas as 24 horas de interrupção, o sistema pode retornar ao normal em até 24 horas.

Balanço

Com a pior crise hídrica que já atingiu o Espírito Santo nos últimos 80 anos, vários municípios estão sob racionamento de água. Na Grande Vitória foi necessário implantar um plano de contingenciamento com rodízio no abastecimento de água que teve início no dia 22 de setembro.

A operação do rodízio aliada à diminuição do consumo pela população permitiu uma economia dentro da expectativa. Nesse período, o resultado obtido foi uma redução de 18% no sistema que capta água do Rio Santa Maria da Vitória e 14% no Rio Jucu. Ao todo 756 milhões de litros de água foram economizados. Esse volume daria para abastecer o município de Serra por 17 dias ou 58 mil residências por um mês.   Ao todo o rodízio alcançou 416 bairros nos municípios de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Viana e Fundão, abrangendo uma população de mais de 1,7 milhão de habitantes, totalizando 566.807 unidades consumidoras entre residências, comércio e serviços, indústria e setor público. O plano de contingência para operar o rodízio foi elaborado pela Cesan de forma que o abastecimento ocorra de forma isonômica para todos.

Rodízio no Sistema Santa Maria  

Município: Cariacica
Quarta – Quinta Bairros: Porto de Cariacica, Vila Merlo, Vila Progresso, Cariacica Sede e São João Batista.
Quinta – Sexta Bairros: Vila Cajueiro, Nova Rosa da Penha, Nova Esperança e Padre Mathias.

 

Município: Vitória
Domingo – Segunda Bairros: Aeroporto, Antônio Honório, Boa Vista, Goiabeiras, Jabour, Jardim Da Penha, Maria Ortiz, Mata Da Praia, Morada de Camburi, Pontal de Camburi, República, Segurança Do Lar, Sólon Borges, Ufes.
Sábado – Domingo Bairros: Bairro de Fátima e Jardim Camburi.

 

Município: Serra
Domingo – Segunda Bairros: Feu Rosa, Vila Nova de Colares, Cercado da Pedra, Boulevard Lagoa.
Segunda – Terça Bairros: Castelândia, Conjunto Jacaraípe, Costa Dourada, Costabela, Das Laranjeiras, Enseada Jacaraípe, Estância Monazítica, Jardim Atlântico, Lagoa Jacaraípe, Manguinhos, Marbella, Ourimar, Parque Jacaraípe, Portal de Jacaraípe, Praia Da Baleia, Praia de Capuba, Res. Jacaraípe, São Francisco, São Patrício, São Pedro, Sítio Irema, Boa Vista I, Chapada Grande, Direção, Enseada das Garças, Vila Tongo, Marbella, Mirante da Praia, Nova Almeida, Novo, Parque Das Gaivotas, Parque Santa Fé, Praiamar, Reis Magos, São João, Serramar.
Terça – Quarta Bairros: Boa Vista II, André Carloni, Cantinho Do Céu, Carapina Grande, Central Carapina, Conjunto Carapina I, Diamantina, Eurico Sales, Helio Ferraz, Jardim Carapina, Jardim Tropical, José De Anchieta, José De Anchieta II, José de Anchieta II, José de Anchieta III, Manoel Plaza, Planalto de Carapina, Rosário de Fátima, Solar de Anchieta.
Quarta – Quinta Bairros: Alterosas, Barcelona, Civit II, Colina Laranjeiras, Laranjeiras Velha, Morada Laranjeiras, Nova Zelândia, Parque Residencial Laranjeiras, Taquara I, Taquara II, Valparaíso, Residencial Vista do Mestre.
Quinta – Sexta Bairros: Novo Horizonte, Santa Luzia, Balneário Carapebus, Bicanga, Camará, Chácara Parreiral, Cidade Continental, Guaraciaba, Jardim Limoeiro, Lagoa de Carapebus, Praia de Carapebus, São Diogo I, São Diogo II, São Geraldo, Alphaville Jacuhy, Presídio Queimados, TIMS.
Sexta – Sábado Bairros: Santo Antônio, Barro Branco, Belvedere, Caçaroca, Campinho da Serra I, Campinho da Serra II, Cascata, Cidade Pomar, Colina da Serra, Continental, Divinópolis, Jardim Bela Vista, Jardim da Serra, Jardim Guanabara, Jardim Primavera, Maria Niobe, Nossa Senhora da Conceição, Nova Carapina I, Nova Carapina II, Palmeiras, Parque Residencial Mestre. Álvaro, Pitanga, Planalto Serrano, Residencial Centro da Serra, São Domingos, São Judas Tadeu, São Lourenco, São Marcos I, São Marcos II, Serra Centro, Vista da Serra I, Vista da Serra II.
Sábado – Domingo Bairros: Civit I, Eldorado, Maringá, Mata da Serra, Novo Porto Canoa, Parque Residencial Tubarão, Planície da Serra, Porto Canoa, Porto Dourado, Santa Rita de Cássia, Serra Dourada I, Serra Dourada II, Serra Dourada III.

 

Município: Fundão
Segunda – Terça Bairro: Praia Grande
Informações ao cliente: 115 – atendimento 24 horas. A ligação é gratuita.