Home Notícias do Dia Tocha olímpica passa pela capital em maio
Tocha olímpica passa pela capital em maio

Tocha olímpica passa pela capital em maio

0
0

A capital do Espírito Santo vai receber a tocha olímpica, que é o maior símbolo da competição, no dia 17 de maio. A previsão é de que ela chegue à cidade pelo mar, no píer atrás do Shopping Vitória, na Enseada do Suá, e que percorra 32 quilômetros em vários bairros de Vitória até chegar à Praça do Papa.
Equipes da Prefeitura de Vitória estão preparando uma grande festa para receber a tocha. A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semesp) e outras secretarias têm realizado reuniões semanais para tratar do assunto. A rota oficial será divulgada em um prazo de 40 dias.
“A passagem da tocha olímpica representa inserir Vitória na programação dos Jogos Olímpicos e, mais ainda, criar visibilidade positiva para a nossa cidade perante todo o mundo”, disse o secretário municipal de Esportes e Lazer, Wallace Valente.
Revezamento no Brasil
A tocha olímpica vai passar por mais de 300 cidades, percorrendo um total aproximado de 20 mil km e sendo conduzida por quase 15 mil condutores. Ela chega ao Estado no dia 16 de maio. Além de Vitória, que foi escolhida como “cidade celebração”, o fogo olímpico passará por Cachoeiro, Vila Velha, Guarapari, Serra, Aracruz, Colatina, Linhares e São Mateus
A tocha Rio 2016 é feita de alumínio reciclado, cheia de cores, dando referência às belezas culturais e naturais do País. O amarelo vai representar o sol e o ouro; o verde, as montanhas, morros e vales; o azul, os mares e os rios. A tocha ainda remete ao tradicional e famoso calçadão de Copacabana.