Home Notícias do Dia Tribunal de Justiça libera faixa exclusiva de ônibus em Camburi
Tribunal de Justiça libera faixa exclusiva de ônibus em Camburi

Tribunal de Justiça libera faixa exclusiva de ônibus em Camburi

0
0

O Desembargador substituto Delio José Rocha Sobrinho, da 2ª Câmara Cível do TJES, suspende na tarde desta quarta (28) a liminar de juiz Mário da Silva Nunes Neto, da Terceira Vara da Fazenda Municipal de Vitória. Com a decisão a prefeitura de Vitória pode retomar o projeto de corredor exclusivo para ônibus na praia de Camburi;
O juiz havia determinado que a prefeitura de Vitória suspendesse o corredor exclusivo para ônibus implantado na Praia de Camburi. A decisão foi tomada em ação popular ajuizada por uma moradora da capital. O juiz baseou sua decisão na falta de uma consulta popular.
“Como visto, o Município de Vitória, deliberadamente, não discutiu com a população o denominado Projeto Linha Verde, sob o argumento de que a Dante Michelini não pertence a nenhum bairro e é um corredor metropolitano, como se não houvesse obrigação legal de fazê-lo. Ora, ao contrário da postura adotada pelos réus, deveria ter sido convocada audiências públicas para que fosse discutido o Plano de Mobilidade implementado, notadamente acerca de suas características e importância, para, após essa etapa inicial de conscientização, ser possível colocá-lo em prática. Portanto, restando nítida a violação do texto legal pelos requeridos, o deferimento do pedido de tutela de urgência se impõe”, escreveu o magistrado na decisão.
O desembargado deferiu um pedido de efeito suspensivo ativo, em agravo de instrumento interposto pelo Município de Vitória, para determinar que o Projeto denominado Linha Verde seja reativado dentro do planejamento efetuado. Para o magistrado, não ficou demonstrada nenhuma ilegalidade na implantação do Projeto.
Segundo o desembargador, o Município demonstrou, por meio de documentação juntada aos autos, que teria realizado as audiências públicas pertinentes antes da implementação do Projeto Linha Verde, “o qual, diga-se de passagem, ao que parece, permaneceu em discussão junto à comunidade por mais de dez anos”, destacou na decisão.
A Linha Verde começou a funcionar no dia 12 em um trecho de cerca de quatro quilômetros, na Avenida Dante Michelini, na Praia de Camburi. A faixa, destinada exclusivamente a ônibus, táxis e vans funciona entre o píer de Iemanjá e o cruzamento da Dante Michelini com a Avenida Norte-Sul (sentido Jardim Camburi).