Vacinação contra a gripe

maio 16, 2015

A vacina contra os vírus da gripe ou influenza é composta de cepas virais inativadas, purificadas e cultivadas em células de embrião de galinha.

Quem pode tomar a vacina

Devem ser vacinadas todas as pessoas com 60 anos de idade ou mais, com uma dose anual de 0,5 ml, pela via subcutânea ou intramuscular, de preferência no outono, ou seja, nos meses de abril, maio e junho. Os reforços devem ser anuais, uma vez que a mutação viral é muito frequente.

Reações adversas

As manifestações adversas locais da vacina são:

Dor.
Edema.
Eritema.
Enduração.
Entre as manifestações sistêmicas incluem-se:

Febre.
Mal-estar.
Mialgia.
Quem não deve tomar a vacina

A vacina está contraindicada sempre que houver história de reação alérgica grave à vacina contra a gripe, ou a algum de seus componentes. Deverá ser adiada nos pacientes com doenças ainda sem diagnóstico, assim como nos pacientes com doenças crônicas não controladas.

Eficácia e tempo de proteção da vacina

Os anticorpos formam-se cerca de 10 a 15 dias após a vacinação e raramente duram mais que 12 meses. Estudos referentes à eficácia da vacina em idosos e publicados nos últimos 20 anos revelaram os seguintes resultados: 56% de redução das doenças respiratórias, 53% de redução de pneumonias, 50% de eficácia para evitar hospitalização e 68% de eficácia para evitar a morte.