Veja o vídeo da descida de tirolesa do Morro do Moreno, em Vila Velha; equipamento já está sendo testado

set 19, 2019

O equipamento que permitirá a descida por cabos do Morro do Moreno, em Vila Velha já está em fase final de testes. Um vídeo divulgado pela empresa que instalou o equipamento, uma tirolesa fixa, mostra que a descida dos 500 metros, da parte conhecida como “Barriga da Macaca”, a 173 metros de altura, até a chegada na Pedra da Testa, a 95 metros de altura, demora menos de um minuto e a velocidade chega a 35 km/h.

Velocidade da descida chega a 35km/h

Para a liberação do equipamento faltam alguns detalhes, como pintura nas estruturas metálicas com proteção contra ferrugem, instalação de dois decks de madeira – um na saída e outro na chegada –, lubrificação do cabo e os alvarás da Prefeitura de Vila Velha e do Corpo de Bombeiros do Estado do Espírito Santo.

Durante os testes, foram feitas 26 descidas, uma delas com um casal de adultos.

Para a descida, são usados capacete, cadeirinha, roldanas, talabarte (fita de ajuste dupla) e mosquetão, que trava o equipamento no cabo. Podem descer pessoas a partir dos 5 anos de idade. A cadeira aguenta até 2.200 kg e o cabo de aço suporta até 30 toneladas. A tirolesa também vai contar com um pequeno paraquedas, que tem a função de direcionar a pessoa, mantendo a estabilidade na descida.  

De acordo com Alex Magnago, um dos sócios da empresa responsável, Guia Vertical, os testes ocorreram dentro do esperado. “Deu tudo certo! As descidas foram perfeitas, assim como as chegadas. A pessoa vai ter a vista da baía de Vitória, Terceira Ponte, e vai sentir como se estivesse voando em direção ao Convento da Penha”, afirmou.

A previsão é que a abertura ao público aconteça até o início de novembro. O valor da aventura será de R$ 50 (segunda a quarta) e R$ 70 (quinta a domingo e feriados).