Vila Velha conclui trabalho de combate aos ratos no município

out 8, 2019

A Prefeitura de Vila Velha concluiu o serviço de desratização em todo o município. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde foram gastos cerca de uma tonelada de raticida no mutirão para acabar os ratos, realizado, nas cinco regiões administrativas durante os meses de agosto e setembro.

Segundo a prefeitura, 110 agentes municipais de endemia trabalharam na aplicação do produto nas vias públicas dos bairros.

De acordo com as autoridades sanitárias, os ratos podem transmitir cerca de 30 doenças. Entre a mais comum está a leptospirose – causada pela bactéria leptospira – transmitida ao homem pela urina de ratos ao penetrar no corpo pela pele, principalmente se houver algum ferimento ou arranhão.

Orientações aos moradores

Os roedores estão presentes onde existem alimento, água e abrigo e a Unidade de Controle de Zoonoses de Vila Velha faz recomendações para evitar a proliferação desses animais:

  • Sempre manter quintais limpos, sem presença de material inservível, sem vegetação;
  • Quintais com árvores frutíferas devem sempre estar livres de frutas no chão;
  • Nunca deixar ração e água de animais de estimação expostas durante a noite;
  • Onde houver gaiolas de pássaros, o ideal é que as gaiolas tenham “saias” para evitar que a ração (sementes) caia no chão;
  • Não se recomenda a criação de aves (galinha e patos) em quintais onde as casas estão em perímetro urbano, pois a alimentação das mesmas é altamente atrativa para roedores e outras pragas;
  • Moradores não devem retirar as iscas raticidas dos bueiros para colocarem em seus quintais. Vale ressaltar que o abrigo dos roedores é no bueiro, as iscas são colocadas ali para que eles encontrem alimento já na entrada de suas casas. Quando a isca é retirada do bueiro, o rato vai sair da sua casa a procura de alimento, dessa forma irá adentrar nos quintais à procura de alimento.