Home Espírito Santo Vila Velha monta plantão de fim de semana à espera de óleo nas praias do município
Vila Velha monta plantão de fim de semana à espera de óleo nas praias do município

Vila Velha monta plantão de fim de semana à espera de óleo nas praias do município

0
0

Equipes vão percorrer praias para monitoramento neste sábado (16)

O Comitê de Monitoramento de uma possível chegada do óleo às praias de Vila Velha elaborou um planejamento detalhado com diversas ações. Mais de seis quilômetros de praias serão vistoriadas; equipamentos necessários para a ação, como luvas e máscaras, já foram adquiridos; e orientações à pescadores programadas.

Fragmentos de  óleo foram encontrados no na praia de Jacaraípe, Serra, nesta quinta (14). Conforme nota, a Marinha, recolheu amostras e encaminhou ao Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira para análise.  Caso se confirme que se trata da mesma substância que contaminou praias no Nordeste do Brasil, a Serra será o 5º município afetado no Espírito Santo. Já foi confirmada a presença do óleo em praias de São Mateus, Linhares, Conceição da Barra e Aracruz.

Vila Velha

O cel. Marcelo D’Isep, responsável pela Defesa Civil Municipal, explicou que o gatilho de acionamento para as ações em campo seria a chegada do óleo em Praia Formosa e Fundão. Porém, neste sábado (16), às 9 horas, o comitê vai iniciar uma inspeção na praia com quadricículo percorrendo 6 km de orla, saindo do final da orla de Itaparica, próximo ao Dunas Motel, indo até a praia da Barrinha, na foz do Rio Jucu. Outra equipe sai da Praia dos Recifes até Interlagos.

“Essas praias são pouco movimentadas, não há presença constante de banhistas. Então, o trabalho será de visualização das nossas equipes, percorrendo essa faixa de areia, no horário especifico de maré baixa, que facilita a identificação de um possível resíduo”, falou.

Não há risco de interdição de praia. O óleo deve chegar encapsulado, segundo a Marinha do Brasil ,e não afeta a balneabilidade, não contamina os pescados e nem deve aderir às pedras. “Se aparecer quantidades maiores será feito um isolamento da área para limpeza”, disse D’Isep.

Quem avistar qualquer ponto de óleo ou interessados em atuar como voluntários deve entrar em contato com a Ouvidoria Geral do Município, através do aplicativo Ouve Vila Velha, pelo portal da prefeitura ou pelo telefone 162.

Outras ações

Uma capacitação dos Pescadores está programada para Na próxima terça (19), pescadores do município irão passar por uma capacitação, na Colônia Z2, em Itapuã.

Na quinta (21), está programada, dependendo das condições do mar, uma inspeção na Ilha dos Pacotes, ponto importante de pesca no município.

A Prefeitura de Vila Velha já dispõe dos equipamento de segurança necessários para as ações na praia. Ao todo, são 200 máscaras semifaciais, 200 luvas, 200 botas, 200 óculos 200 bonés, 100 protetores solar que estão acondicionados na sala do comitê na sede da antiga prefeitura na Av. Champagnat.

Brasil

As manchas de petróleo em praias do Nordeste começaram a aparecer no dia 30 de agosto. A substância é a mesma em todos os locais: petróleo cru. O Espírito Santo é o 10º estado brasileiro a ser atingido pelo óleo. Já foram afetados: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

tags:
WhatsApp chat