Vila Velha retira vagas de estacionamento na rua para criar áreas de lazer

set 2, 2016

parklet-vilavelha Enquanto duas vagas de estacionamento na rua são utilizadas por 40 carros por dia, um parklet atende 300 pessoas neste mesmo período.

A Prefeitura de Vila Velha regulamentou nesta terça-feira, 30, a implantação de “parklet” que visa humanizar e democratizar o uso das vias públicas. Tendência mundial, os parklets são uma extensão da calçada que funciona como um espaço público de lazer e convivência para quem passar pelo local. O primeiro de Vila Velha ficará na Rua Quinze de Novembro.parkletvilavelha02

“O desenvolvimento desses espaços irá proporcionar aos cidadãos maior interação social com a comunidade, incentivando o comércio local e bairros mais humanizados. Vai ampliar a oferta de espaços públicos e estimular transportes não motorizados”, ressaltou o secretário de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade, Marcelo Oliveira.

Assim, enquanto duas vagas de estacionamento na rua são utilizadas por 40 carros por dia, um parklet atende 300 pessoas neste mesmo período, melhorando a convivência de todos e promovendo o uso do solo de maneira democrática, não somente voltado para automóveis.

É importante reafirmar que o parklet, assim como os elementos neles instalados, serão plenamente acessíveis ao público. Quem tiver interesse na instalação do mesmo, deverá entrar em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade (SEMDU), esta dará as instruções além de disponibilizar um manual de instalação do parklet. Neste manual estão todas as informações cabíveis ao proponente.