Home Notícias do Dia Vila Velha troca pontos viciados em lixo por arte
Vila Velha troca pontos viciados em lixo por arte

Vila Velha troca pontos viciados em lixo por arte

0

A Secretaria de Serviços Urbanos de Vila Velha começa a implantar o projeto “Aqui tinha lixo, agora tem arte”, com o artista de grafite Claudio Valdetaro, conhecido como Tripa. O artista criou um personagem chamado “lixinho” para transmitir à comunidade do entorno da Rua Clovis Rodrigues Pereira de Freitas, em Jaburuna, mensagens de conscientização sobre o descarte irregular de lixo. A proprietária do imóvel vizinho à escola permitiu que o grafite fosse criado em seu muro.

A Secretaria limpa periodicamente o local e a coleta de lixo domiciliar é diária no bairro. “O ponto viciado está entre a escola e esse imóvel. A Secretaria instalou dois contentores, mas mesmo assim a população ainda descarta muito lixo por aqui. Às vezes acumula tanto que os alunos têm dificuldade de entrar na escola”, falou o técnico Jair Chagas.

Segundo a diretora Ottilia Luiza, a ação está em consonância com as demais que a escola promove, entre as quais está a coleta seletiva do lixo que é praticada desde o início do ano letivo. Para Tripa, que realizou o trabalho de maneira voluntária, a arte é uma forma de educar com alegria. “É gratificante poder usar minha arte como ferramenta de conscientização. A mensagem alcança pessoas de todas as idades”.

A moradora Aparecida Stinghel gostou muito da iniciativa. “A arte vai ajudar a conscientizar as crianças também. Desde cedo a pessoa tem que aprender que vive numa sociedade com direitos e deveres. É muito ruim ver o que as pessoas fazem aqui. Lixo no lugar errado prejudica nossa saúde”, concluiu. A secretaria pretende levar o projeto para outros locais com pontos viciados de lixo.

 

WhatsApp chat